SindSaúde consegue retorno de servidores removidos do Hospital de Base

Ter, 17 Jul 2018

O SindSaúde conseguiu, após intensa negociação, o retorno de servidores que haviam sido removidos do Instituto Hospital de Base mesmo após afirmaram, quando da criação do Instituto, que pretendiam ficar na unidade.

Após uma semana de diálogo entre a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, parlamentares, delegados sindicais, o diretor presidente do Instituto Hospital de Base, Ismael Alexandrino, e a Secretaria de Saúde, foi assinado ofício do IHBDF solicitando a cessão especial de 29 servidores.

O presidente Ismael Alexandrino afirma no documento que o retorno se dá por conta da necessidade de pessoal e garantiu ao SindSaúde, durante reunião, que faria o possível para o retorno dos servidores.

“É o início de uma mudança de postura. O IHBDF está revendo posições e já acertamos com a direção que todos que tiverem demanda para retorno ao Base podem procurar o SindSaúde que cada caso será avaliado individualmente”, afirma a presidente Marli Rodrigues.

GMOV não pode mais ser tirada dos servidores da Administração Central

Seg, 16 Jul 2018

Após um intenso e inédito movimento dos servidores da Administração Central (ADMC), encampada pelo SindSaúde, em 2016, em reação à decisão do gestor à época em retirar a GMOV (Gratificação de Movimentação) dos servidores lotados nesses setores, o sindicato entrou com representação no TCDF (Tribunal de Contas do DF) questionando entendimento da Procuradoria do DF, que fazia uma leitura equivocada da legislação, prejudicando os servidores.

O clima de insegurança e terrorismo era continuado e deixava todos à mercê do gestor que assumia a pasta, porque não havia uma manifestação do tribunal competente para analisar os atos administrativos do governo. Mas, agora, isso acabou! Os servidores da ADMC fazem jus à GMOV!

Veja decisão aqui a decisão do TCDF

"Essa tem sido uma gestão atípica. Estamos o tempo todo lutando para manter o que já conquistamos! Esse governo covarde traça essa estratégia maldosa para não dialogar com nenhuma categoria do funcionalismo público local", reclama Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

SindSaúde informa: horas extras de março e pecúnias

Sex, 13 Jul 2018

Na tarde desta quinta-feira (12), Silene Almeida, colaboradora do SindSaúde, e uma comissão de servidores se reuniram com o secretário de Fazenda, Wilson de Paula, para tratar da atualização do pagamento das pecúnias de quem se aposentou em 2016.

Na oportunidade, atendendo à solicitação de vários colegas que estão esperando o pagamento das horas extras atrasadas, Silene levou ao conhecimento do secretário a dificuldade enfrentada por centenas de colegas que, ao receberem as horas extras, são surpreendidos pelo confisco dos consignados do BRB. Tal fato ocorre porque as folhas de pagamento estão sendo empenhadas no penúltimo ou último dia do mês, quando o Banco faz o desconto automático.

O secretário Wilson de Paula se mostrou sensível à questão e se comprometeu a liberar os recursos para pagar as horas extras de MARÇO no dia 26 ainda deste mês.

Logo, caberá à SES providenciar o fechamento e envio das folhas para empenho até essa data.

Amizades de Rollemberg e influências na SES são destacadas na mídia do DF

Sex, 13 Jul 2018

Com o título “O que leva Rollemberg a defender com tanta dedicação a Novacap”, o portal político “Poder no Quadrado” destacou em publicação recente a importância que ganhou, nos últimos anos, o presidente da Novacap, Julio Menegotto, amigo do governador do DF.

A matéria destaca ainda o acelerado ganho de poder da servidora Liliane Menegotto, irmã do presidente da Novacap. Ela é servidora de carreira da Secretaria de Saúde e seu status também cresceu muito nos últimos anos. Liliane é subsecretária de Infraestrutura em Saúde, responsável exatamente pelas obras e reformas nos hospitais.

“Recentemente, ela ficou responsável pelo gerenciamento da troca das empresas de vigilância na área de saúde. Coincidentemente, um outro irmão dos dois foi escolhido como fiscal do contrato da empresa Ipanema – ganhadora de um dos lotes da região Norte, onde ambos moram”, diz um trecho da matéria.

Servidores desviados de função vão à luta com o apoio do SindSaúde e do deputado Júlio Cesar

Qui, 12 Jul 2018

Na tarde desta quinta-feira (12), uma comissão de servidores que trabalham há décadas desviados de função foi recebida pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a pedido do deputado distrital Júlio César. A pauta abordada foi a regularização funcional dos servidores que estão exercendo atividades de outra natureza, em função da extinção do cargo e da própria atividade na SES, como as telefonistas e etc.

Recentemente, o governo editou o Decreto 38.386, que extinguiu vários cargos. No entanto, em alguns casos, essa foi só a formalização de uma situação concreta. No caso das telefonistas, não existem mais centrais telefônicas em atividade. Aliás, quase nem existem telefones instalados.

O deputado Júlio César destacou a importância de dar segurança jurídica aos servidores que desempenham atividades diversas do cargo original e, ainda, fomentar na administração a legalidade dos atos praticados, evitando o desvio de função.

"Valorizar os profissionais de Saúde é um passo importante para melhorar a saúde pública.

Apagão no sistema deixa toda rede de atendimento às cegas

Qui, 12 Jul 2018

TrakCare, Alpha Link e Forponto estão fora do ar e deixam situação caótica nos hospitais.

A rede hospitalar amanheceu sem qualquer sistema eletrônico nessa quinta-feira (12). Trak Care, Alpha Link e Forponto que reúnem dados dos pacientes como consultas, exames e histórico médico, estão parados e sem previsão de retorno.

O funcionamento TrakCare teria sido afetado por um princípio de incêndio no Instituto Hospital de Base (IHBDF), onde fica a estrutura do sistema. Com isso, toda a rede foi prejudicada. No entanto, os outros dois sistemas também estão parados.

Nos centros de saúde, servidores improvisam os prontuários à mão, mas nos hospitais o atendimento está prejudicado. A suspeita é que os sistemas foram cortados por falta de pagamento. A Secretaria de Saúde foi procurada para prestar esclarecimentos, mas não retornou ao SindSaúde.

Negociações avançam e reunião com secretário e IHBDF deve tratar de remoções arbitrárias no Base

Qua, 11 Jul 2018

Durante encontro no SindSaúde, parlamentares entenderam que melhor caminho é o político

Em um trabalho conjunto da direção do SindSaúde com deputados distritais, a solução para os servidores removidos de forma arbitrária do Instituto Hospital de Base do DF parece estar próxima. E para os parlamentares, o melhor caminho é o político.

No fim da tarde desta terça-feira (10), a presidente Marli Rodrigues se reuniu com os deputados distritais Raimundo Ribeiro, Wellington Luiz e Wasny de Roure, ao lado de diretores do sindicato e de delegados e servidores do Hospital Base. Durante o encontro, o deputado Wellington, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, fez um contato via telefone com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e ele se comprometeu a receber, ao lado do diretor Ismael Alexandrino, os deputados e o sindicato em reunião que vai acontecer nesta quinta-feira (12).

WhatsApp Image 2018-07-11 at 18.27.03.jpeg

Deputado Wellington Luiz durante ligação para o secretário de Saúde do DF

Na primeira reunião, na segunda (9), a deputada Celina Leão também participou da conversa da presidente Marli e o chefe de gabinete do deputado Wellington Luiz, André Rizo, com o diretor Alexandrino e confirmou sua luta em defesa dos servidores.

“Nos

O que falar da situação da saúde e dos servidores, pré-candidatos?

Qua, 11 Jul 2018

Durante o debate promovido pelo Metrópoles na última segunda-feira (9/7), os sete pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) pouco falaram sobre um dos temas que mais afligem a população do DF: a saúde pública. Causou também estranheza a indiferença aos assuntos relacionados aos servidores públicos, considerando que a economia do Distrito Federal é movida em grande parte por esse grupo.

Todos os outros temas da administração pública são relevantes, mas, por uma questão lógica, a saúde é um dos mais importantes. Antes de tudo, precisamos estar vivos e bem! Infelizmente, o caos instalado no DF se arrasta há muitos anos e a gestão atual conseguiu piorar o que já era péssimo. Mesmo assim, o assunto foi desprezado na maior parte do tempo e por quase todos os aspirantes ao Palácio do Buriti presentes.

Representantes do SindSaúde assistiram atentos aos embates entre os postulantes ao GDF – aqueles que, em campanha, prometem mundos e fundos a todos os eleitores, entre eles os funcionários públicos.

SINDSAÚDE E DEPUTADOS DISTRITAIS EM DEFESA DOS SERVIDORES, CONTRA REMOÇÕES ARBITRÁRIAS NO IHBDF

Qua, 11 Jul 2018

Na tarde de ontem (10), a diretoria do SindSaúde, sob a coordenação de sua presidente Marli Rodrigues, se reuniu na sede do sindicato com os delegados do Hospital de Base para darem prosseguimento ao planejamento das estratégias de defesa dos servidores que foram devolvidos à revelia ou sem respeitar o direito de indicação das lotações futuras.

Na ocasião, os deputados distritais Raimundo Ribeiro, Wellington Luiz, Wasny de Roure, além da deputada Celina Leão, que esteve na reunião do dia 9 no IHBDF, reafirmaram o apoio aos servidores e à luta encampada pelo Sindicato para reverter esse ato absurdo da diretoria do Base.

Veja abaixo vídeo gravado pelo deputado Raimundo Ribeiro e a presidente do SindSaúde falando sobre a situação:

.be

Ministério Público investiga redução de cirurgias e falta de insumos no IHBDF

Qua, 11 Jul 2018

Número de procedimentos no primeiro trimestre foi 17% menor que no mesmo período do ano anterior.

Os órgãos fiscalizadores seguem constatando os indícios do que o SindSaúde já aponta há muito tempo: ao contrário do que pregava o governo, as condições no Hospital de Base após sua conversão em instituto (IHBDF) pioraram drasticamente. O Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF) questionou a gestão da unidade sobre a queda na quantidade de cirurgias. A queda foi de 17% com relação ao primeiro trimestre de 2017.

O MPC-DF questiona também a falta de equipamentos e insumos básicos no centro cirúrgico, como ar condicionado e sabão.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO.

A cobrança da Corte escancara a morosidade com que a SES-DF trata seus assuntos. O ofício n°267/2018 foi encaminhado ao diretor-presidente do IHBDF, Ismael Alexandrino, em 27 de abril, e respondido pela Gerência do Centro Cirúrgico quase três meses depois, em 5 de julho.

Cadastro de servidores insatisfeitos com remoção segue a todo vapor no Base

Ter, 10 Jul 2018

O cadastramento dos servidores que foram removidos em desrespeito ao assegurado pela gestão, já efetuou mais de cem solicitações. Dos já cadastrados, 30% afirma ter intenção de retornar ao Instituto.

Uma equipe formada por delegados sindicais está na sobreloja do Hospital de Base (IHBDF) para avaliar os casos de servidores que foram removidos à revelia e de quem busca outra realocação.

A medida foi iniciada após reunião da Diretoria do SindSaúde-DF, liderada pela presidente Marli Rodrigues, com o presidente do Instituto do Hospital de Base (IHBDF), Ismael Alexandrino, na tarde de ontem (9). Participaram também a deputada distrital Celina Leão e o chefe de gabinete do deputado Wellington Luiz, André Riso.

Caso algum servidor não possa comparecer, basta enviar mensagem para o número (61) 98553-1234 informando matrícula, nome completo, cargo e telefone. O servidor ainda precisa dizer se ele solicitou sair ou ficar no Base, para onde foi removido e onde gostaria de ser lotado.

À CAÇA DE VOTOS, ROLLEMBERG DISPENSA 250 SERVIDORES DO IHBDF! SERÁ QUE VAI SUBSTITUIR COM CABOS ELEITORAIS?

Ter, 10 Jul 2018

Por Marli Rodrigues

O SindSaude está intermediando negociação entre a SES e o IHBDF para reverter as remoções arbitrárias realizadas na última semana.

Durante a primeira reunião, um caso foi resolvido na hora. A situação do servidor Edmilson Carlos Pereira que está há cerca de 41 anos no HBDF e tinha feito a opção por permanecer, foi revertida na hora.

A reunião realizada com a Presidência e diretores do Instituto, com o apoio de parlamentares foi tensa, porém, promissora. Apesar das alegações feitas pelos gestores locais de não terem autonomia para decidir, um canal de diálogo e resolução do conflito foi estabelecido. Agora, serão analisados caso a caso a situação de todos.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 12.21.33.jpeg

No entanto, uma dúvida fica no ar: qual o objetivo real de se dispensar 250 servidores, num hospital que vem fechando serviços por déficit de pessoal? Segundo a própria SES, a rede tem hoje 43 leitos de UTI FECHADOS por carência de recursos humanos.

ATENÇÃO, SERVIDOR!! SindSaúde faz cadastro de quem foi removido do Base e está insatisfeito

Seg, 09 Jul 2018

Servidores podem pedir retorno à unidade ou transferência para uma terceira localidade. Sindicato e IHBDF vão negociar com SES-DF

Após reunião da Diretoria do SindSaúde-DF, liderada pela presidente Marli Rodrigues, com o presidente do Instituto do Hospital de Base (IHBDF), Ismael Alexandrino, ficou definido que o Sindicato, ao lado da direção do IHBDF, vai fazer um cadastramento dos servidores removidos e que estão insatisfeitos. O cadastro é para todos os servidores, sindicalizados ou não, independente da função que exercem.

Serão avaliados os casos de servidores que foram removidos e querem voltar e de servidores removidos que buscam outra realocação. Esses servidores devem procurar um dos delegados do SindSaúde que estarão na sobreloja do Hospital de Base nesta terça-feira (10), das 9h às 18h, e também na quarta-feira (11), no mesmo horário.

Caso algum servidor não possa comparecer, mas quer questionar sua remoção, pode enviar mensagem para 61-98553-1234. A mensagem precisa conter número de matrícula, nome completo, cargo e telefone.

SindSaúde se reúne com direção do IHBDF para discutir remoção arbitrária

Seg, 09 Jul 2018

Diretor do IHBDF recebeu SindSaúde e ouviu servidores; casos deverão ser avaliados individualmente

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, delegados sindicais e servidores, reuniram-se nesta segunda-feira (9) com o diretor do Instituto Hospital de Base (IHBDF), Ismael Alexandrino, para discutir a remoção irregular após as mudanças na unidade. Também participaram a deputada distrital Celina Leão e representante do deputado Wellington Luiz.

A remoção atingiu aqueles que optaram por ficar após a conversão do HBDF em instituto, um direito que havia sido garantido pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca. Além disso, muitos dos que escolheram mudar de unidade não foram respeitados quanto à opção de local, algo também prometido pelo gestor.

Uma comissão de servidores se reunirá agora à tarde com a direção do hospital para fazer uma triagem de todos os envolvidos no problema. A gestão comprometeu-se em intermediar junto à Secretaria de Saúde para que cada caso seja atendido de forma individual, respeitando as necessidades de cada um.

NOTA DE PESAR

Sáb, 07 Jul 2018

milton-barbosa.jpg

O Sindsaude lamenta o falecimento do grande amigo, parceiro, político e homem público, Dr MILTON BARBOSA, ocorrido na noite de ontem. O legado de trabalho em prol de um Distrito Federal melhor será sempre lembrado.

Suas características mais marcantes como honradez, lealdade e altruísmo servirá de consolo aos amigos e familiares, que mesmo tristes pela despedida precoce, sabem que ele cumpriu sua missão!

Fica a saudade e o companheirismo, marcas de sua rica história, cheia de grandes lutas vitoriosas e conquistas, sempre cercado de um grande sorriso!