O SindSaúde se reuniu, nesta segunda (2), com o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wellington Luiz (MDB). A presidente do Sindicato, Marli Rodrigues, entregou pessoalmente ao distrital um conjunto de reivindicações essenciais à saúde pública do DF.
Entre as demandas apresentadas, estão a reestruturação da carreira e a retomada do concurso para Gestão e Assistência Pública em Saúde (GAPS). Marli esclareceu que, com a retirada do Fundo Constitucional do teto do arcabouço fiscal, não há mais barreiras para o destravamento do certame, sendo essa uma necessidade urgente para o serviço público e para a saúde da população.
Também foi abordada a importância da ampliação do quadro de contadores e administradores no âmbito da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, inclusive com a participação de representantes dessas categorias no encontro. O presidente da CLDF assinou um termo de compromisso no sentido de se empenhar pela concretização das demandas.
Essa foi uma das diversas ações do trabalho parlamentar desenvolvido pelo SindSaúde para o mês de outubro. Mais cedo, Marli Rodrigues e a diretoria do SindSaúde receberam, na sede do Sindicato, o deputado distrital e líder do governo na Câmara Legislativa, Iolando Almeida. O parlamentar prontamente ouviu as reivindicações, com destaque para a situação da carreira GAPS e a possibilidade de realizar mais concursos e nomeações.
Durante esse encontro, também foram abordados temas como a isenção de impostos para aposentados e melhorias no sistema previdenciário, entre outras questões positivas para os profissionais da saúde. O deputado fortaleceu a parceria com o SindSaúde e, em um gesto de apoio, participou das celebrações cortando o bolo em homenagem aos 44 anos da entidade.