27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Dia Mundial da Saúde: Construir um mundo mais justo e saudável

A data visa conscientizar sobre a importância da preservação da saúde física e mental de todo o mundo, é celebrado internacionalmente em 7 de abril

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril de cada ano, a data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mesmo ano em que a Organização também foi fundada. Em 2021, a proposta pauta-se na construção de um mundo mais justo e saudável.

Preocupados em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, o Dia Mundial da Saúde tem o objetivo de advertir sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial, conscientizar a população a respeito da importância de manter corpo e a mente saudáveis, falar sobre doenças que atingem a população, seus riscos e prevenção.

Anualmente essa data é destinada para a discussão de um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. Em outros anos já foram discutidos os seguintes temas: doenças transmitidas por vetores (2014), Hipertensão (2013), Envelhecimento saudável (2012) e Diabetes (2016).

Para a OMS, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Pandemia do novo coronavírus

Desde que a OMS decretou a pandemia da Covid-19, a saúde vem enfrentando diversos problemas, desde a falta de equipamentos de proteção individual até leitos, mas estes não foram os únicos problemas, com a crise sanitária do novo coronavírus e a quarentena, vieram os atrasos em diagnósticos e a interrupção de tratamentos de saúde no geral, inclusive em casos de câncer – o que, segundo especialistas, pode contribuir para o agravamento das enfermidades.

Houve também uma sobrecarga no atendimento e na ocupação de leitos, colocando em cheque a eficácia de sistemas renomados de saúde, como por exemplo, o inglês National Health Service (NHS), e até mesmo o próprio SUS brasileiro, maior sistema público de saúde do mundo, que dos países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único que conta com serviços de saúde gratuitos e de forma universal.

Durante esse período de pandemia, a estrutura robusta de acolhimento e tratamento do SUS foi e é a melhor estratégia que o Brasil tem em mãos no combate ao vírus. O SUS é a maior conquista do povo brasileiro.

Segundo o Art. 196 da Constituição Federal de 1988, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img