27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Tabela da OMS lista medicamentos de esclerose múltipla e câncer como essenciais

Inventário global foi atualizado com remédios para doenças infecciosas, componentes para tratamento da diabetes e recursos para cuidar da saúde mental e questões comportamentais.

Saiba Mais

A Organização Mundial da Saúde, OMS, atualizou nesta quarta-feira a Lista de Medicamentos Essenciais e a de Medicamentos Essenciais para Crianças.

Entre os destaques da nova versão estão remédios para esclerose múltipla, câncer, doenças infecciosas e problemas cardiovasculares. 

Orçamentos de saúde de países de baixa e média rendas

A agência da ONU revelou que com a medida pretende garantir um acesso equitativo a diversos medicamentos essenciais de qualidade para todos, sem comprometer os orçamentos de saúde de países de baixa e média rendas.

Ao todo, o Comitê de Especialistas em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais da OMS aprovou 85 solicitações, dos mais de 100 medicamentos e formulações candidatos apresentados.

Mais de 70 medicamentos e formulações visam garantir produtos farmacêuticos e dosagens ajustadas para uso infantil
© OMS/Quinn Mattingly

Entre as novidades estão remédios para tratar a esclerose múltipla: a cladribina, o acetato de glatiramer e o rituximabe.  A agência da ONU realça ainda que estes medicamentos podem retardar a progressão da doença.

Pílulas que previnem doenças cardiovasculares também foram incluídas. São remédios combinados de dose fixa, incluindo produtos para controlar o colesterol e a pressão arterial, com e sem aspirina.

Infecções causadas por bactérias multirresistentes

Para o caso de doenças infecciosas, passam a integrar a lista os remédios o ceftolozane + tazobactam. Eles são usados para lidar com infecções de difícil tratamento causadas por bactérias multirresistentes. 

Enquanto o pretomanid foi adotado para tratar a tuberculose multirresistente, o ravidasvir é recomendado para a infecção crônica provocada pelo vírus da hepatite C em adultos. O medicamento deve ser associado ao sofosbuvir e a anticorpos monoclonais na terapia da doença causada pelo vírus ebola.

Pílulas que previnem doenças cardiovasculares também foram incluídas
Unsplash/Sharon McCutcheon

Na atual Lista de Medicamentos Essenciais estão dois novos fármacos contra o câncer. A doxorrubicina lipossomal peguilada é usada para casos de sarcoma de Kaposi, que se forma no revestimento da linfa ou dos vasos sanguíneos.

Já o pegfilgrastim pode ajudar a reduzir os efeitos nocivos de alguns medicamentos anticancerígenos na medula óssea.

Desnutrição aguda grave em lactantes e outros menores

Da lista dos Medicamentos Essenciais para Crianças constam alimentos terapêuticos prontos, a ser usados para tratar a desnutrição aguda grave em lactantes e crianças pequenas. 

Mais de 70 medicamentos e formulações visam garantir produtos farmacêuticos e dosagens ajustadas para uso infantil. 

Fonte: OMS | Foto: OMS/Kiana Hayeri

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img