27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Brasil e Turquia elogiados pela OMS por liderarem medidas contra tabaco

Recomendações da Organização Mundial de Saúde evitaram 300 milhões de novos fumantes no mundo; relatório revela que uso do tabaco caiu nos últimos 15 anos; 40% dos países têm locais públicos fechados totalmente sem cigarro; fumo mata 8.7 milhões por ano.

Saiba Mais

Um relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS, publicado nesta segunda-feira destaca que o número de fumantes caiu nos últimos 15 anos. E graças a uma série de diretrizes implementadas, o mundo tem menos pessoas que usando tabaco.

No topo da lista de nações que implementaram as medidas da OMS estão Brasil e Turquia, que foram elogiados pela agência da ONU.

Apenas alguns cigarros por dia são suficientes para aumentar os riscos
Unsplash/Fotografierende – Apenas alguns cigarros por dia são suficientes para aumentar os riscos

Menos fumantes no mundo

Com cerca de 71% da população mundial protegida com pelo menos uma recomendação para restringir o acesso ao tabaco, a OMS estima que as medidas evitaram 300 milhões de novos fumantes.

Segundo a OMS, o número de pessoas protegidas com iniciativas de prevenção aumentou cinco vezes. O levantamento aponta que 40% dos países têm locais públicos internos totalmente sem cigarro, evitando o fumo passivo. 

O relatório avalia ainda o progresso no controle do tabagismo e mostra que mais duas nações, Ilhas Maurício e Países Baixos, também implementaram as recomendações.

O estudo aponta que oito países estão a apenas uma política de se juntar aos líderes no controle do tabaco: Etiópia, Irã, Irlanda, Jordânia, Madagascar, México, Nova Zelândia e Espanha.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, os dados mostram que, lentamente, mais pessoas estão sendo protegidas contra os dados do tabaco e afirmou que a agência está pronta para apoiar mais países a implementar as recomendações.

Ex-presidente uruguaio enfrentou a indústria de tabaco transformando o seu país na primeira nação das Américas a proibir o fumo dentro de ambientes fechados em áreas públicas e em locais de trabalho, em 2006.
OMS | Ex-presidente uruguaio enfrentou a indústria de tabaco transformando o seu país na primeira nação das Américas a proibir o fumo dentro de ambientes fechados em áreas públicas e em locais de trabalho, em 2006.

Fumo passivo

Cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente devido ao fumo passivo. No relatório, a agência destaca que todas essas mortes são totalmente evitáveis. 

As pessoas expostas ao tabaco correm o risco de perder a vida para doenças cardíacas, respiratórias derrames, diabetes tipo 2 e câncer. 

A OMS defende que os espaços públicos livres de cigarro são apenas uma política no conjunto de medidas de controle para ajudar os países a implementar as recomendações e conter a epidemia do tabagismo.

Para a agência, ambientes livres de fumaça ajudam as pessoas a respirar ar puro, protegem do fumo passivo, motivam os fumantes a parar, combatem o hábito e ajudam a impedir que jovens comecem a fumar ou usar cigarros eletrônicos.

Fonte: OMS | Fotos: Unsplash/Possessed Photograph

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img