30.5 C
Brasília
quinta-feira, 29 setembro, 2022

1º DE MAIO – Empoderar o trabalhador é dar oportunidade de decisão

É necessário discutir a construção de uma autêntica consciência coletiva de classe

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

“Empoderamento é a ação coletiva desenvolvida por parte de indivíduos que participam de grupos privilegiados de decisões” (Dicionário Michaelis)

Neste contexto sociológico é importante destacar que os trabalhadores representam o maior grupo da sociedade e quando percebem a força que possuem, ressignificam sua posição na luta de classes.

Com histórico mundial numa posição de oprimidos, principalmente com a precarização do trabalho após a revolução industrial, surge os movimentos trabalhistas organizados que repercutem uma nova visão de quem é o trabalhador e do tamanho de sua força.
Neste cenário, de falta de direitos e exploração, desde os momentos feudais, emerge em Chicago, protestos em 1º de maio de 1886. Entre suas principais reivindicações estava a redução da jornada de trabalho para oito horas por dia, o que em muitas situações passava de 12 horas diárias.

Os anos passaram, e muitos direitos foram estabelecidos aos trabalhadores, fruto da luta de movimentos, organizações e sindicatos que uniram forças e defenderam mais dignidade e respeito. Porém, os trabalhadores ainda não alcançaram este lugar de privilégio nas decisões, que passa pelo empoderamento.

Seguindo com entendimento do Michaelis, emponderar “envolve consciência social dos direitos individuais para que haja a consciência coletiva necessária e ocorra a superação da dependência social e da dominação política”. Portanto, é importante que os trabalhadores compreendam a força de sua mão de obra e o poder do coletivo.

Gerar consciência é iluminar as mentes para não se submeter ao furto da dignidade e assim construir um ambiente de observância e manutenção dos direitos.

Surge a relevância do empoderamento dos trabalhadores, sendo eles os principais responsáveis pela edificação de suas conquistas e o combate aos desmontes de garantias. Trabalhador emponderado é um indivíduo que sabe quais batalhas vai trilhar, que pensa no grupo, que não abandona nenhum companheiro e que estimula seus colegas à compreensão de suas capacidades.

Que neste dia do trabalhador, em um Brasil onde, cada vez mais, se perde direitos, cresce o desemprego e se sucateia as oportunidades, toda força produtiva perceba seu lugar de fala e a energia condutora que possui para o restabelecimento da grandiosidade de sua classe.

É salutar também, que os trabalhadores da Saúde se atentem para o empoderamento necessários de sua categoria nos espaços de poder e de decisão. Ter voz e vez nos mais diversos lugares da sociedade. Viva os trabalhadores, vamos à luta, nenhum direito a menos.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Servidores recebem mais de R$ 10 milhões em pecúnias nesta quinta (29)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal efetuará o pagamento de R$10.162.979,03 (dez milhões, cento e sessenta e dois...

Campanha nacional contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira (30)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta (30). A campanha tem como objetivo...

Saúde recebe 14.520 doses de Coronavac nesta terça-feira (27)

A Latam, companhia aérea que realiza o transporte gratuito de vacinas contra Covid-19 pelo Brasil, tem voo previsto para...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img