27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Veja quem pode vacinar contra a Covid-19 no DF a partir desta segunda-feira (5)

Profissionais da força de segurança pública começam a ser imunizados e entram no grupo prioritário

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretária de Saúde informa que a partir desta segunda-feira (5), começam a vacinar mais de 2 mil profissionais da força de segurança pública, vão ser priorizados trabalhadores que atuam na linha de frente, por estarem mais expostos à contaminação, assim como, os profissionais que atuam no transporte de pacientes, resgate pré-hospitalar e ações de vigilância. Foi iniciada ainda, no sábado (3), a vacinação para pessoas na faixa etária de 66 anos.

O governo disponibilizou, neste primeiro momento, 2.237 doses da vacina contra o novo coronavírus para os profissionais da segurança. Segundo o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia, “a princípio, o Ministério da Saúde tinha informado, por meio de nota, que enviaria 116 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Distrito Federal. Dessas, 3.348 estavam reservadas para força de segurança e idosos de 66 anos. O próprio Ministério estabeleceu que 1.111 doses serão para idosos acima de 66 anos, e 2.237 para os profissionais da segurança pública”.

A Secretaria estabeleceu uma ordem de prioridades para a vacinação: trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

“As doses das forças de segurança estão reservadas e serão encaminhadas, na segunda-feira, para suas policlínicas e estruturas, onde será iniciada a vacinação neste primeiro grupo que será alcançado”, enfatizou Garcia.

A organização para aplicação dos imunizantes foi realizada a partir de reuniões entre representantes das Secretarias de Segurança Pública (SSP/DF), de Saúde (SES), Casa Civil e corporações atendidas.

Confira os pontos de vacinação aqui.

Pessoas com 66 anos

O Ministério da Saúde disponibilizou apenas 1.111 doses de vacina para primeira aplicação neste grupo etário no DF, a capital conseguiu vacinar 3 mil pessoas com doses remanejadas de hospitais e clínicas. O público com 66 anos no Distrito Federal é estimado em 18.651 pessoas. Segundo a SES, o processo de vacinação dessa faixa etária terá continuidade nesta semana, com o envio de mais doses por parte do MS.

Na manhã da última quinta-feira (1º), o DF recebeu 100 mil doses da vacina CoronaVac e 16 mil da vacina de Oxford/AstraZeneca. No entanto, a maior parte desses imunizantes será utilizado para aplicação da segunda dose para quem já havia recebido a vacina.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img