A Secretaria de Saúde divulgou que, além de idosos a partir de 70 anos, imunossuprimidos acima de 18 anos também podem receber a segunda dose de reforço (4ª dose). O intervalo entre doses da vacina contra Covid-19 para ambos os grupos é de quatro meses após receber a primeira dose de reforço (3ª dose).
De acordo com a pasta, pessoas com imunossupressão grave podem receber a dose adicional contra a covid-19 sem necessidade de agendar atendimento. Basta comparecer em um dos pontos de vacinação, divulgados no site da Secretaria de Saúde, levando cartão de vacina, documento de identidade com foto e laudo ou relatório médico.
Vacinação de idosos
Segundo o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, é preocupante o baixo número de idosos com 80 anos ou mais que procuraram os postos de vacinação para receber a segunda dose de reforço (4ª dose) que teve início no dia 1º de abril. Até a última atualização, realizada no dia (12/04), pouco mais de 10 mil haviam recebido o imunizante. O público total acima de 80 anos é estimado em cerca de 40 mil pessoas, já o público a partir de 70 anos, possui número estimado em 94 mil moradores, a vacinação deste grupo teve início no dia (13/04).
“Isso é muito preocupante. Até porque nós sabemos que a defesa imunológica vai diminuindo ao longo do tempo, principalmente entre os mais idosos”, explicou o secretário, referindo-se à capacidade para enfrentar infecções. “A importância desta quarta dose, ou segunda dose de reforço, é aumentar a segurança das pessoas, das famílias, dos grupos” disse Pafiadache.
*Com informações da AGÊNCIA SAÚDE-DF