26.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 maio, 2024

Gestantes e puérperas com comorbidades podem se vacinar a partir desta quinta-feira (13)

Sem necessidade de agendamento, 24 locais estarão disponíveis para a vacinação deste grupo

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde informa que foi retomada nesta quinta-feira (13) a vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades no Distrito Federal. Para este grupo foram destinados os imunizantes da CoronaVac/Butantan e Pfizer-BioNTech, que foram distribuídos para 24 locais de vacinação, incluindo drive-thru. Não haverá necessidade de agendamento para vacinação deste grupo.

As usuárias deverão comparecer em uma das unidades portando documento que comprove que faz parte deste grupo e relatório médico indicando qual a comorbidade.

Segundo a Pasta, a alteração ocorre após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender o uso da vacina AstraZeneca para a vacinação deste público. Foi mantida pela capital a suspensão da vacinação deste grupo nos dias 11 e 12 de maio para que fosse possível o remanejamento das doses da Pfizer-BioNTech a CoronaVac. Aquelas que já estavam agendadas para estes dias, já podem buscar às unidades específicas a partir desta quinta-feira (13).

“Após a recomendação da Anvisa, o Ministério orientou que os estados suspendessem a vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades apenas para a vacina da AstraZeneca, podendo dar continuidade ao processo de imunização com as vacinas dos outros fabricantes. Por este motivo, a Secretaria de Saúde avaliou qual seria a melhor forma de atender a este público evitando qualquer prejuízo”, esclarece o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

O subsecretário ainda destaca que no Distrito Federal não houve registro de qualquer evento adverso grave pós vacinação de gestantes e puérperas que já foram vacinadas.
O Ministério da Saúde comunica que gestantes e puérperas que não possuem comorbidades não estão contempladas com a vacinação contra a Covid-19. A imunização seguirá apenas para aquelas que apresentam comorbidades e possam comprovar através de documento médico.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img