24.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Começa nesta quarta-feira (15) a vacinação de jovens a partir de 14 anos

O DF aguarda, ainda para esta semana, um novo carregamento de doses para aplicação do reforço (3ª dose)

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do DF informa que será iniciada nesta quarta-feira (15), a partir das 8h ou 9h – dependendo do local – a vacinação de jovens de 14 e 15 anos de idade sem comorbidades. Esse avanço foi possível depois da chegada de 77.220 doses de vacinas Pfizer-BioNTech, nesta segunda-feira (13).

Para a vacinação desses jovens não é necessário o acompanhamento de responsáveis, para receber o imunizante basta ter em mãos a carteira de identidade.

Os pontos de vacinação estão disponíveis no site da SES. Através da coletiva de imprensa realizada segunda (13), os comandantes da Saúde anunciaram que, com a chegada das novas doses o DF terá uma disponibilidade de mais de 100 mil primeiras doses para alcançar os jovens que estão nessa faixa etária, cujo público é estimado em 89.453 pessoas.

Segundo o secretário da Saúde, general Pafiadache, “neste final de semana, eu presenciei a cena de um pai indo tomar a D2 e levando o filho para tomar a D1. Isso é sensacional! Estamos satisfeitos com a participação da população na vacinação contra a Covid, mas sempre pedimos que as pessoas levem, incentivem e sensibilizem quem ainda não se vacinou. É extremamente importante termos uma cobertura vacinal completa, e isso depende de nós”, aponta.

  • Os pontos de vacinação serão divulgados ainda hoje, terça-feira (14).

Antecipação da D2

Para aqueles que estão aguardando a antecipação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer-BioNTech e da AstraZeneca, só foram antecipadas as segundas doses de quem estava marcado até o dia 24 de setembro. Durante a coletiva, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, esclareceu que não há possibilidade de desabastecimento de vacinas para a segunda dose.

Valero afirma que, “estamos fazendo uma ‘matemática reversa’ com o adiantar de doses, mas a população do Distrito Federal pode ficar tranquila porque não há qualquer risco de desabastecimento de segundas doses. O número de pessoas que ainda não receberam a D2 não é um número absoluto, mas distribuído em um quadro matemático que estaria à nossa frente e que nós estamos antecipando”, destaca.

Dose de reforço (3ª dose)

É esperado para esta semana um novo carregamento de vacinas com as orientações para aplicação da dose de reforço, também chamada de terceira dose. “Aqui no DF tomamos a decisão de seguir o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A partir do dia 15, eles irão definir a regra e o número de vacinas destinadas à primeira fase da aplicação da terceira dose”, acrescentou o secretário Pafiadache.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img