21.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Dia Mundial da Saúde 2022 – Nosso planeta, nossa saúde

Celebrada internacionalmente em 7 de abril, este ano a data visa conscientizar sobre como a poluição do meio ambiente altera o bem-estar humano e aumenta a proliferação de doenças

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril de cada ano, a data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mesmo ano em que a Organização também foi fundada. Em 2022, a proposta pauta-se na importância de cuidar do planeta, uma vez que o zelo com a Terra implica o bem-estar individual.

A data tem o objetivo de advertir sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial, conscientizar a população a respeito da importância de manter corpo e a mente saudáveis, falar sobre doenças que atingem a população, seus riscos e prevenção, além de alertar a população mundial sobre o direito à Saúde.

No ano de 2022, a OMS focará as discussões do Dia Mundial da Saúde para doenças crescentes como câncer, asma, doenças cardíacas e a poluição do planeta e a pandemia da Covid-19 que ainda não acabou.

O foco é colocar em pauta as ações necessárias para a construção de um planeta saudável que proporcione um bem-estar à sociedade global.

De acordo com a OMS, a estimativa é de que mais de 13 milhões de pessoas morrem no mundo, a cada ano, em decorrência de doenças oriundas de causas ambientais que poderiam ser evitáveis.

“Isso inclui a crise climática, que é a maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta. A crise climática é também uma crise de saúde”, publicou a OMS.

Crise climática e da Saúde

Segundo a Organização, as decisões políticas fazem com que a poluição em todas as suas vertentes aumente e assim acarrete em mais doenças para a população. A mudança climática, o aquecimento global, a degradação da terra, está causando a escassez de água o que afeta a saúde das pessoas.

“Poluição e plásticos são encontrados no fundo de nossos oceanos mais profundos, nas montanhas mais altas, e entraram em nossa cadeia alimentar. Os sistemas que produzem alimentos e bebidas altamente processados ​​e pouco saudáveis ​​estão gerando uma onda de obesidade, aumentando o câncer e as doenças cardíacas e gerando um terço das emissões globais de gases de efeito estufa”, alerta a OMS.

Momento exige mudanças

Por fim, a OMS pretende neste Dia Mundial da Saúde, demonstrar que a desigualdade social no mundo, impacta de forma negativa a saúde. Sendo preciso uma nova forma de economia que vise o bem-estar humano, a equidade e a sustentabilidade ecológica.

“Romper esses ciclos de destruição do planeta e da saúde humana exige que a ação legislativa, a reforma corporativa e os indivíduos sejam apoiados e incentivados a fazer escolhas saudáveis”, termina.

Clique aqui e tenha acesso a todo material da OMS

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img