21.5 C
Brasília
quinta-feira, 2 maio, 2024

Vacina contra a gripe continua disponível no DF

Imunização segue disponível para toda a população e tem tido baixa procura. Até o momento, Saúde aplicou apenas 73,03% das doses recebidas para a campanha

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A campanha de vacinação contra a gripe continua no Distrito Federal. Disponível para toda a população desde o início de julho, a baixa procura pelo imunizante contra o vírus influenza, tem preocupado a Secretaria de Saúde, que já estendeu a vacinação para toda a população acima dos seis meses de idade.

De acordo com a Pasta, de 1.175.940 doses para vacinar um grupo estimado em 1.117.656 pessoas, somente 858.777 doses foram aplicadas. Com base somente em quem faz parte do grupo de risco, a vacinação atingiu apenas 53,09% dos indivíduos previstos para a campanha.

Dados mostram que o grupo dos professores foi o mais vacinado, com 74,6% de cobertura vacinal, seguido do grupo dos idosos que está em 65%, e o grupo das gestantes, com 62,9%. A vacinação contra a influenza continuará disponível, agora em 99 pontos.

A subsecretaria de Vigilância à Saúde recomenda a vacinação contra influenza, no entanto, orienta à população que vai tomar a primeira dose contra a covid-19, que fique atenta ao intervalo de aplicação entre as doses.

Para quem tomou a D1 contra a covid-19, deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe. Se recebeu a vacina CoronaVac, é necessário aguardar o término do ciclo vacinal, ou seja, vacinar-se contra a gripe somente 14 dias após receber a segunda dose.

Influenza

A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.

O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img