21.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 maio, 2024

Estoque de leite humano está em nível baixo no DF

Necessárias para recém-nascidos, as doações podem ser realizadas diretamente de casa

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou na noite desta segunda-feira (14) que os estoques de leite humano se encontram em baixa na capital.

De acordo com a pasta, a meta de 1.500 litros mensais não é alcançada desde outubro de 2021. Em fevereiro, quando 1.066 crianças precisaram do leite humano doado, foram coletados 1.188 litros. O número abaixo da meta, representou uma expressiva queda de 2,5% frente às doações de janeiro e de 8,4% quando comparado a fevereiro de 2021.

A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Mirian Santos, alerta sobre a baixa nos estoques. “Até o momento não precisamos deixar de fazer nenhum atendimento. Mas se continuar desse jeito daqui a pouco vamos ter que escolher”, disse.

Para Miriam, o aumento das síndromes gripais registrado no início de 2022 pode ter sido o grande contribuinte para a queda no número de doações.

Doações

Qualquer mulher que estiver amamentando está apta para ser uma doadora. Para doar, basta ligar para o número 160 e, na opção 4, fazer o cadastro. Após o cadastrado a doadora receberá orientações de como coletar e armazenar o leite. Uma equipe do Corpo de Bombeiros irá até a residência para buscar o material.

Segundo Mirian Santos, uma única doadora pode fazer a diferença para um grande número de crianças. As doações são encaminhadas para hospitais de toda a rede pública e podem ser armazenadas por até seis meses.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

*Com informações da AGÊNCIA SAÚDE-DF

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img