28.5 C
Brasília
quarta-feira, 1 maio, 2024

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 4 de abril no DF

Na primeira etapa, serão priorizados idosos e profissionais da saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do DF anunciou, nesta terça-feira (22) que a campanha de vacinação contra a gripe em 2022, começará no dia 4 de abril e terá encerramento no dia 3 de junho. Essa data foi determinada pelo Ministério da Saúde para que o público-alvo seja vacinado antes da época mais fria do ano, quando os casos aumentam na capital.

A decisão foi divulgada após o recebimento de mais de 96 mil doses da vacina. Segundo a pasta, inicialmente para a primeira etapa, serão priorizados os profissionais da Saúde e idosos com 60 anos ou mais.

Para a segunda etapa, que está marcada para ter início no dia 3 de maio e encerramento para o dia 3 de Junho, o público-alvo serão crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; integrantes das Forças Armadas, de Salvamento e Segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

Haverá também o dia D de mobilização nacional, com data prevista para 30 de abril. A ação é um método anual do Governo Federal para minimizar a carga viral e evitar os casos graves da doença. Sem a vacinação, o vírus pode acarretar no surgimento de complicações, óbitos e a sobrecarga dos serviços de saúde.

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

*Com informações da AGÊNCIA SAÚDE-DF

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img