20.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Governo federal suspende exame que define tratamento de pessoas com HIV e hepatite C

Exames foram cancelados após vencimento de contrato com empresa que realizava o serviço no mês de novembro

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Ministério da Saúde deixou vencer, em novembro, o contrato da empresa que realizava exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) e, com isso, foram suspensos os exames que ajudam na definição do tratamento adequado para pessoas que vivem com os vírus HIV e Hepatite C.

Os testes são essenciais para definir o tratamento adequado para pacientes que desenvolvem resistência a medicamentos.

A suspensão foi comunicada numa nota informativa de 2 de dezembro assinada pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Um dia antes de divulgar a nota, a pasta celebrou o Dia Mundial da Luta contra a Aids.

“Essa redução se deu muito claramente pela testagem precoce e pela disponibilidade e oferta contínua [de medicamentos] para todos os pacientes diagnosticados”, disse, na ocasião, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Arnaldo Medeiros. 

Licitação

A suspensão dos testes se deu por problema na licitação, segundo o ministério. No início de outubro, um mês antes de vencer o contrato vigente, a pasta iniciou o processo de licitação para buscar uma nova empresa fornecedora do serviço.

A empresa escolhida, contudo, não enviou os documentos exigidos dentro do prazo, o que exige do MS a abertura de um novo processo de licitação.

A abertura do novo pregão está prevista para esta terça-feira (8) e a expectativa de retomada dos exames é para janeiro.

Enquanto não houver novo contrato, o MS fará o exame apenas em crianças com menos de 12 anos e gestantes com HIV ou Aids.

Pacientes com hepatite C devem receber os medicamentos considerados mais eficazes e dispensam a genotipagem, segundo o texto da nota informativa.

Com informações da Folha de São Paulo e Correio Braziliense

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img