terça-feira, 20 outubro, 2020

Senado retoma sessões presenciais para votar indicações de autoridades

Primeira sessão, após seis meses, terá sabatina de 33 embaixadores indicados pelo governo e sistema "drive thru"

O Senado Federal retoma, nesta semana, as sessões semipresenciais em Brasília depois de seis meses em sessões remotas em decorrência da pandemia da Covid-19.

O retorno, que contará com votações em sistema “drive thru”, é para votação de autoridades indicadas pelo governo a embaixadas – votações secretas que exigem a presença dos senadores.

Distanciamento social

Para o retorno, as salas de comissões foram preparadas para garantir o distanciamento social.

As cadeiras ganharam adesivos para destacar quais poderão ser utilizadas. Somente os parlamentares e funcionários essenciais permanecerão nas comissões.

Além disso, cinco totens foram espalhados pela casa. Dois deles, localizados na chapelaria, permitem aos parlamentares em grupo de risco registrar seus votos sem descer dos carros, em um modelo drive-thru.

Sabatina e votação

Os senadores vão sabatinar nesta segunda (21) 33 embaixadores indicados pelo governo de Jair Bolsonaro.

Os países de destino já deram sinal verde para os nomes, que aguardam autorização dos senadores para assumir os postos para os quais foram designados no exterior

Os parlamentares que não se sentirem seguros para participar das sessões presenciais nas comissões ainda poderão participar das sabatinas fazendo seus questionamentos de maneira on-line.

Posteriormente, só precisam ir ao prédio do Congresso no momento do registro do voto, sem a necessidade de saírem dos veículos.

Os parlamentares também farão sabatina, na terça-feira (22), de três nomes para o Superior Tribunal Militar (STM) e um para a Corregedoria-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As votações no plenário ocorrerão de terça-feira a quinta-feira.