28.5 C
Brasília
quarta-feira, 1 maio, 2024

CPI da Pandemia recebe nesta quarta-feira (30) Carlos Wizard acusado de integrar o ‘gabinete paralelo’

O requerimento de convocação foi feito pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 escuta nesta quarta-feira (30) a partir das 9h, o empresário Carlos Wizard Martins, acusado de participar do “gabinete paralelo” que aconselhava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento à pandemia. Ele está inserido na lista dos primeiros 14 investigados da CPI.

Com o seu passaporte confiscado pela Justiça Federal de Campinas (SP), o empresário desembarcou no Brasil nesta segunda-feira (28).

Acompanhe aqui ao vivo:

Ao ser chamado o empresário tentou inicialmente ser ouvido por videoconferência, mas não foi concedido. No entanto, o ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal atribuiu uma medida de habeas corpus para que ele escolha qual pergunta responder.

Wizard estaria nos Estados Unidos desde 30 de março, o que fez com que ele não comparecesse ao primeiro convite, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), definiu à época como um desrespeito “não com a CPI, mas com o STF”. Os integrantes da CPI acionaram ainda a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para que Wizard fosse encontrado e não faltasse a essa outra convocação.

Foi admitido também requerimento para quebra de sigilo bancário, telefônico, telemático e fiscal de Wizard.

O pedido requerido pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), aponta que é importante, “esclarecer os detalhes de um ‘ministério paralelo da saúde’, responsável pelo aconselhamento extraoficial do governo federal com relação às medidas de enfrentamento da pandemia, incluindo a sugestão de utilização de medicamentos sem eficácia comprovada e o apoio a teorias como a da imunidade de rebanho”, destaca.

Depoimentos

No depoimento o ex-secretário-geral do Ministério da Saúde Antônio Elcio Franco Filho, houve a afirmação que Wizard estaria presente em reunião com empresários para tratar da ideia da compra de vacinas para os funcionários de suas empresas.

O empresário será questionando ainda, se participou informalmente como conselheiro do Ministério da Saúde e foi até indicado para uma secretária do órgão, mas recusou o convite.

Para saber mais CLIQUE AQUI.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img