27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Governo Bolsonaro confirma troca de comando de seis ministérios

O presidente confirmou as mudanças nas redes sociais. As nomeações serão publicadas no Diário Oficial da União

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom) admitiu na tarde de segunda-feira (29), a mudança no comando de seis ministérios do primeiro escalão do governo federal. O presidente Jair Bolsonaro decidiu criar uma reforma ministerial onde as trocas seriam feitas na Casa Civil da Presidência da República, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Ministério das Relações Exteriores, na Secretaria de Governo, no Ministério da Defesa e na Advocacia-Geral da União.

É a mais ampla mudança nos Ministérios desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência em janeiro de 2019, ele escolheu fazer essa reforma justamente no momento de agravamento da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é uma maior aproximação com o centrão que tem feito pressão para as trocas. As mudanças podem continuar nesta terça-feira (30).

Demissões

A tarde de segunda-feira foi marcada por grande agitação, primeiro o ministro das relações exteriores entregou uma carta de demissão dizendo que “faltam com a verdade”, pontuou. Logo depois, também foi demitido o ministro da defesa, Fernando Azevedo e Silva, e assim se iniciou a reforma ministerial no governo. E as mudanças não pararam por aí. 

Azevedo e Silva agradeceu a participação no governo, mas deixou um recado, “nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado”. A frase deixou em aberto que o ex-ministro vinha resistindo a uma tentativa de politização das Forças Armadas.

O que mudou?

Além do ministério da Defesa e das Relações Exteriores, outras pastas foram atingidas: o Ministério da Justiça, a Secretaria de Governo da Presidência, Casa Civil e Advocacia-Geral da União.

Assume agora no lugar do Itamaraty, Carlos Alberto Franco França. Na Justiça, sai André Mendonça, de volta à AGU, e entra Anderson Torres. A Secretária do Governo mudará para a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) e para a Casa Civil vai Luiz Eduardo Ramos.

Estão deixando o governo, Araújo, Azevedo e Silva e José Levi, agora ex-advogado-geral da União. Os demais foram apenas remanejados para outras pastas.

Forças Armadas

Depois da demissão do ministro da defesa, Fernando Azevedo e Silva, os comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha chegaram a se reunir na noite de segunda. De acordo com o Portal G1, os comandantes das três forças sinalizaram que vão colocar o cargo à disposição do novo titular da pasta, o general Braga Netto.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img