18.8 C
Brasília
quarta-feira, 15 julho, 2020

No Dia D, Secretaria de Saúde imunizou 99 mil pessoas contra H1N1

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Campanha ocorreu em 143 postos de saúde e atingiu a marca de 53,4% do público alvo da campanha, que começou em abril deste ano

No Dia D de vacinação contra a Influenza 99.251 pessoas foram imunizadas nos 143 postos montados pela Secretaria de Saúde em todo Distrito Federal, segundo balanço parcial divulgado no início da noite pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O número ficou abaixo da expectativa de vacinar 200 mil brasilienses.

O dia, que amanheceu ensolarado, correu tranquilo nos postos de vacinação. De acordo com Gessyane, a expectativa para o dia de hoje era de atingir cerca de 30% do público-alvo da campanha. Em todo o Distrito Federal, funcionaram durante o dia D 143 postos de vacinação.

Com isto, já são 366.653 vacinados desde o início da campanha em abril, até este sábado, o que representa 53,4% do público alvo.

O próprio Humberto Fonseca vacinou idosos e crianças no Itapoã e em outros postos no DF. “Hoje é um dia de festa”, comentou Humberto Fonseca. “Um dia em que as pessoas comparecem para prevenir e evitar doenças”. Mas, segundo o secretário de Saúde, um dia da maior importância. “Se este ano ainda não tivemos o registro de nenhum caso de morte pelo vírus H1N1 é porque no ano passado houve muito sucesso na campanha e na cobertura vacinal. Este ano, é importante não só manter como ampliar essa cobertura para que nada se agrave no ano que vem”.

Ampliar a cobertura de vacinação daqui até o final da campanha de vacinação é a grande preocupação do Ministério da Saúde, segundo Carla Domingues. “É muito importante que as pessoas se vacinem antes da chegada do inverno, quando é maior a incidência da Influenza. É assim que se consegue a prevenção”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Vacinação. Segundo Carla Domingues, até a sexta-feira, antes do início do Dia D, a cobertura nacional da campanha girava em torno de 30% (no Distrito Federal, antes do início do Dia D, a cobertura era de 38%). “A expectativa é que em todo o Brasil sejam vacinadas cerca de 10 milhões de pessoas”.

Quem faz parte do público alvo e não tomou a vacina hoje, pode ir às salas de vacinação das unidades de saúde a partir de segunda-feira. A campanha continua até 26 de maio e devem ser imunizadas crianças de seis meses a menos de cinco anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, pacientes com doenças crônica, indígenas, população privada de liberdade e professores

A escolha do Itapoã para a abertura da campanha deu-se por ser ela uma das regiões de maior vulnerabilidade em saúde no Distrito Federal e um dos lugares considerados prioritários pela Secretaria de Saúde para fazer a conversão do modelo de atenção primária para a Estratégia Saúde da Família. Projeto prioritário da Secretaria de Saúde, a conversão para a Saúde da Família já vem acontecendo. No posto de Saúde 2 do Itapoã, já é assim que a população é atendida. Segundo Danusa Fernandes, só faltam três equipes para que a cobertura de atenção primária do Itapoã seja 100% feita dentro da Estratégia Saúde da Família. “Isso é simbólico para o DF”. Durante a vacinação, foi entregue à população um folheto que explica como se dá o processo de conversão da atenção primária para a Estratégia Saúde da Família.

Fonte: Metrópoles

- Advertisement -

Últimas Notícias

40 horas: 44 servidores têm a carga horária ampliada

A Secretaria de Saúde do DF divulgou a lista com nomes de 44 servidores da Saúde que...

Brasil já perdeu 138 profissionais de saúde por COVID-19

Os profissionais de saúde são os principais agentes no combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo o...

806 mil unidades de medicamentos para intubação foram distribuídos aos Estados

Ministério da Saúde passou a comprar e distribuir estes medicamentos para apoiar tratamento de pacientes com Covid-19. Oito tipos de fármacos foram distribuídos
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??