O Pronto Socorro do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) está de cara nova. Amanhã, às 10h, será inaugurada a Sala Vermelha no setor de emergência da unidade. Segundo a Secretaria de Saúde, uma estratégia garantiu a reorganização do processo de atendimento às urgências e emergências para tornar a assistência ao paciente grave mais rápida e eficiente.
O HRC é a terceira unidade da rede pública a contar com a Sala Vermelha, que já funciona nos Hospitais de Base e do Guará. Na Sala Vermelha, que será gerenciada pelo Samu, profissionais de saúde prestam atendimento imediato a pacientes graves com risco de morte. “Com a implementação da sala, fica garantida a continuidade do protocolo de atendimento pré-hospitalar, realizado pelas equipes do Samu-192”, ressalta o gerente do Samu, Rodrigo Caselli.
No espaço, podem ser realizados procedimentos especiais invasivos, como ressuscitação cardiopulmonar, intervenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ventilação mecânica e monitorização cardíaca.
Acolhimento
As novidades incluem um conjunto formado pelo acolhimento, Sala Amarela e Sala Verde/Azul. A Sala Amarela se destina à retaguarda para pacientes já estabilizados, que passara pela Sala Vermelha e que ainda necessitam de cuidados especiais (casos críticos e semicríticos).
Os pacientes do pronto-socorro passam agora pelo acolhimento com classificação de risco. Quem recebe cores verde ou azul – casos de menor gravidade – é encaminhado ao Ambulatório 2, o extinto Centro de Saúde 1, ao lado do hospital, que funciona com agenda aberta das 7h às 19h. Pelo menos cem pacientes são atendidos todos os dias.
Segundo a diretora do HRC, Lucimar Zero, o atendimento por agenda aberta demora em média 20 minutos. Com a ampliação do quadro de médicos, a meta é aumentar para 120 as consultas por agenda aberta.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br