27.5 C
Brasília
quarta-feira, 15 maio, 2024

Governo Federal repassa R$ 7,3 bilhões para o pagamento do Piso Nacional de Enfermagem.

Recurso complementar será distribuído em nove parcelas para estados, municípios e Distrito Federal

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na última quarta-feira, dia 09, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, juntamente com representantes de outras áreas do Governo Federal, dos entes federativos e das entidades envolvidas, chegou a um acordo sobre o cronograma de repasses para o auxílio complementar da União destinado ao pagamento do Piso Nacional da Enfermagem para estados e municípios. Essa efetuação deve ocorrer até o próximo dia 21.

O montante total do repasse corresponde a R$ 7,3 bilhões e será dividido em nove parcelas. Já foram pagas as três primeiras parcelas aos servidores federais das categorias de enfermagem vinculados ao Ministério da Saúde.

O cálculo do piso será feito com base no vencimento básico e nas gratificações de caráter geral, fixas e permanentes, excluindo aquelas de natureza pessoal. Será disponibilizada uma cartilha detalhada sobre o cronograma de pagamento do recurso complementar.

A aplicação do piso salarial abrange os profissionais de enfermagem em âmbito federal, estadual e municipal, assim como aqueles que atuam em instituições que prestam atendimento a pelo menos 60% de seus pacientes através do SUS.

Profissionais vinculados ao Ministério da Saúde, bem como estados, municípios e o Distrito Federal, estão programados para receber nove pagamentos ao longo de 2023. Esses valores retroagem até o mês de maio e incluem o 13º salário. No caso específico da folha de pagamento do Ministério da Saúde, a transferência realizada em agosto abrange a parcela de julho, juntamente com os meses de maio e junho.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindsaúde cobra IGES  uma resposta sobre carga horária em acordo coletivo

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde DF) pressionou o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do...

Servidores da saúde com perda salarial: SindSaúde convoca assembleia geral

A crise salarial enfrentada pelos servidores da saúde no Distrito Federal atingiu níveis alarmantes, com mais de sete anos...

Vitória na Justiça: Aposentada conquista direito de não pagar pensão para netos 

O departamento jurídico do Sindsaúde tem se destacado pela sua eficiência, e um caso recente ganhou grande destaque. Uma...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img