21.5 C
Brasília
domingo, 28 abril, 2024

A um dia do fim da vacinação contra H1N1, DF atinge 97,4% do público

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Meta era chegar a 80% do público-alvo; no total, 593.441 foram imunizados.
Balanço aponta 9 mortes e 117 casos da doença até 7 de maio deste ano.

Faltando um dia para o fim da campanha de vacinação contra H1N1, o Distrito Federal informou ter imunizado até esta quinta-feira (19) 97,4% do público-alvo. O índice representa 593.441 pessoas. A meta era atingir 80% dos idosos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da Saúde, gestantes, mães há menos de 45 dias, crianças menores de 5 anos, detentos e servidores do sistema prisional.

 Em boletim divulgado na sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde informou que nove pessoas morreram com H1N1 neste ano. O número de casos confirmados entre 1º de janeiro e 7 de maio é 117.

Na última semana, a campanha priorizou os três grupos que ainda não apresentavam cobertura homogênea em todas as regiões administrativas: idosos, crianças de até 5 anos e grávidas. A vacina em clínicas particulares custa em torno de R$ 130.

A prevenção é feita com hábitos de higiene, como proteger a boca ao tossir ou espirrar e sempre lavar as mãos. Os sintomas do H1N1 são semelhantes aos da gripe normal: febre, tosse seca e cansaço. O doente pode ainda ter infecção no sistema respiratório.

A imunização protege contra três tipos: H1N1, H2N3 e influenza B. A Secretaria de Saúde antecipou a campanha em uma semana depois de dizer que estava em alerta, já que os registros começaram antes do período de inverno. O último registro de morte pela doença na capital federal ocorreu em 2014, quando quatro pessoas morreram por causa da gripe – incluindo uma médica da rede pública.

Balanço
De acordo com a secretaria, dos 117 casos confirmados da doença, 80 foram considerados graves e necessitaram de internação dos pacientes. As regiões com maior incidência da doença foram Santa Maria (19), Asa Norte e Ceilândia (15 cada) e Riacho Fundo (7).

Desde o início da vacinação contra gripe, no dia 30 de abril, 526 mil pessoas foram imunizadas no DF. O número corresponde a 86% do público-alvo da campanha.

Fonte: G1

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img