20.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 maio, 2024

Ministério da Saúde anuncia dose de reforço para maiores de 18 anos

O intervalo para a dose de reforço passou de 6 meses para 5 meses após a segunda dose. A Secretaria de Saúde aguarda ofício do MS para divulgar como se dará a vacinação no DF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que foi autorizada a aplicação da dose de reforço para maiores de 18 anos, até então somente pessoas com idades a partir de 60 anos podiam receber a D3.

Além disso, foi anunciado também a diminuição do intervalo para receber a dose extra, que passou de 6 meses para 5 meses após a aplicação da D2. A informação foi divulgada durante o lançamento da campanha da megavacinação contra a Covid-19, pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo o MS, a expectativa é de que agora com o ampliamento da faixa etária e as novas mudanças, 100 milhões de brasileiros estejam aptos a receber a dose de reforço. A Pasta ainda estima que no mês de novembro 12,5 milhões de pessoas possam receber a 3ª dose, e em dezembro 2,9 milhões.

Vacina da Janssen

O MS recomendou ainda que pessoas que foram vacinadas com a dose única da Janssen tomem uma segunda dose da mesma fabricante, com intervalo de oito semanas após a primeira. Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta. Esta orientação segue tendência mundial.

Dose de reforço no DF

Em nota à imprensa, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirmou que divulgará com antecedência a data de início da nova estratégia de vacinação para dose de reforço. “A Secretaria de Saúde continua alinhada ao Ministério da Saúde no que diz respeito às orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI). Dessa forma, a pasta aguarda o recebimento de um ofício com diretrizes e orientações do órgão federal para iniciar a aplicação da dose de reforço na população com 18 anos ou mais que tomou a segunda dose ou dose única há pelo menos 5 meses”.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img