26.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 maio, 2024

Fiocruz aponta o maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil

Os pesquisadores destacam como é urgente a adesão rigorosa de ações para prevenir e controlar a pandemia

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Fiocruz divulgou nesta terça-feira (16), Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19, detalhando o atual cenário da pandemia. O estudo revela que, no momento atual, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%.

Fonte: Fiocruz

Na última semana o número de casos e de óbitos bateu recordes. Foram registrados no país uma média de 71 mil casos diários e 1,8 mil óbitos epidemiológico (7 a 13 de março). O mapeamento traz dados obtidos desde 17 de julho de 2020. “Na visão dos pesquisadores que realizaram a análise, trata-se do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil”, diz o Boletim.

O observatório diz que “o número de casos cresce a uma taxa de 1,5% ao dia, e o número de óbitos por Covid-19 aumenta em 2,6% ao dia, valores elevados se comparados à primeira fase da pandemia no Brasil. Esse crescimento de casos certamente vai gerar uma grande quantidade de casos graves, que exigem internação, num momento em que os hospitais apresentam sinais de superlotação”.

Medidas de prevenção

Com o objetivo de evitar o aumento do número de casos e mortes pelo país e a ocupação de leitos, os pesquisadores frisam como é importante a adesão rigorosa de ações para prevenir e controlar a disseminação do vírus, por meio de medidas de restrição às atividades não essenciais. Eles ainda destacam a necessidade de ampliação das medidas de distanciamento físico e social, o uso de máscaras em larga escala e a aceleração da vacinação.

O município de Araraquara é um exemplo de como medidas restritivas para atividades não essenciais evitaram o colapso nos sistemas de saúde. A região conseguiu reduzir as mortes e transmissão da doença com as ações de prevenção e controle.

Ocupação de leitos no DF

Atualmente, a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) para adultos com Covid-19 na rede pública está em 98,3% no início desta quarta-feira (17). O dado é do sistema InfoSaúde, do GDF. A taxa de ocupação de leitos em geral está em 96%.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img