27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Ex-catador de recicláveis se torna enfermeiro e passa em quatro residências

Reportagem do jornal Metrópoles conta a rotina do Jovem Lucas Nunes, que se dividia entre o trabalho e os estudos com livros doados.

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A rotina cansativa como catador de materiais recicláveis nunca fez Lucas Nunes da Silva, de 26 anos, desistir do sonho de ingressar em uma universidade. Com o apoio dos pais, também catadores, o jovem foi aprovado em duas graduações em universidades públicas e em quatro residências.

Lucas sempre estudou em escolas públicas e, com 18 anos, começou a trabalhar com os pais na reciclagem. A ideia era ajudar a família financeiramente. Ele saía de casa, no Recanto das Emas, às 5h e só voltava 23h. Mesmo assim, o jovem conseguiu dedicar-se aos estudos.

“Sempre soube que era a única forma de ascender socialmente. Meus pais me mostraram que essa era a melhor alternativa para mudar de vida. Então, quando saí da escola tive que trabalhar, mas continuei estudando. Estudava no ônibus e nas madrugadas, também consegui muitas doações de livros. As pessoas se impressionam, mas eu me acostumei com essa rotina”, lembra Lucas.

Anos depois, a recompensa veio. Com 21 anos, o jovem foi aprovado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) para estudar enfermagem. Ele formou-se no ano passado e passou em quatro residências: em 1º lugar na Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1º lugar no Exame Nacional de Residência (ENARE) em BH, em 5º lugar na Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e na Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO).

Hoje, o jovem faz residência no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e está finalizando a segunda graduação, em educação física, na Universidade de Brasília (UnB).

“Durante a infância eu sonhei em ser jogador de futebol, mas não deu certo. Então eu realizei esse sonho cursando educação física. No futuro, pretendo abrir uma clínica e juntar as minhas duas profissões de enfermeiro e educador físico”, diz Lucas.

Reportagem de Milena Carvalho – Metrópoles

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img