24.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

COVID-19: Cenário atual da pandemia no Brasil e no DF

Número de casos não para de subir, um ano após o início da pandemia, país beira o colapso do Sistema de Saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O número de casos e óbitos do novo coronavírus no Brasil continua em alta. Após um ano da chegada do vírus, o país vive seu pior momento na pandemia, sendo fevereiro de 2021 o mês com mais óbitos – 8.244 vidas perdidas entre os dias 21 e 26 de fevereiro.

A primeira notificação de um caso foi registrada, em 26 de fevereiro de 2020, em um ano, foram confirmados 10.139.148 casos e 245.977 óbitos por Covid-19 no Brasil. As festas de final de ano pioraram a situação e a conta chegou. O dia com a maior quantidade de casos confirmados desde o início da pandemia foi em 7 de janeiro de 2021, quase 90 mil novos infectados e mais de 1.500 mortos em um só dia.

Casos no BRASIL

Segundo o Ministério da Saúde, só em 2021, 33.453 trabalhadores da área da saúde já foram infectados pelo novo coronavírus, destes, 73 foram a óbito por Covid-19, além de 6 casos em investigação e 3 não especificados. (Boletim Epidemiológico Especial (BEE), edição nº 51, apresenta análise referente à Semana Epidemiológica 7 (14 a 20/02) de 2021. 

Situação no DF

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, desde o início da pandemia, no boletim epidemiológico, edição nº 364, no dia 1º de março, 8.573 profissionais de saúde foram infectados pelo novo coronavírus e 47 óbitos confirmados por COVID-19, incluindo trabalhadores da rede particular e pública de saúde. No DF, 94,01% dos leitos de UTI públicas estão ocupadas.

A situação é crítica na capital federal, o avanço da pandemia tem ameaçado fortemente o sistema de saúde. As taxas de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), disponíveis para pacientes com a doença chegou próximo a quase 97% e 87%, respectivamente, na última semana. As vagas liberadas são ocupadas em menos de 24 horas.

De acordo com o governador Ibaneis Rocha, “o objetivo é contar, ao todo, com mais 100 leitos até o fim da semana, na próxima semana mais 50 serão mobilizados”. Ao todo no DF, 138.270 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 49.251 receberam a segunda dose até segunda-feira (1º).

Manifestações contra lockdown

Em frente à casa do Ibaneis Rocha, no domingo (28/02), um grupo de empresários e comerciantes realizou um ato contra o lockdown. Os manifestantes exibiram cartazes com as falas: “não suportamos outro lockdown”, “governador, o comércio sangra”, “a fome e o desemprego também matam” e manifestaram gritos como “cadê o dinheiro?”. Apesar das orientações sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus, os manifestantes estavam aglomerados e muitos não usavam corretamente a máscara de proteção.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img