25.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Quase metade dos servidores da SES têm pós-graduação

Mesmo sem exigência dos cargos, servidores se especializam cada vez mais e aguardam valorização

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Dos 10.661 servidores ativos da Secretaria de Saúde, 49,8% têm alguma pós-graduação. Altamente capacitados para os cargos, os trabalhadores da Saúde sonham com a valorização e aguardam a modernização da carreira, que foi enviada pelo SindSaúde ao GDF e está em estudo para protocolo na Câmara Legislativa do DF.

A ampla maioria dos 2.887 especialistas, cargo de nível superior, tem pós-graduação (93%). Destes, 33% têm mestrado e outros 3% também concluíram o doutorado. 

No caso do nível técnico, que exige ensino médio, são 38% dos 5.841 servidores pós-graduados, 21% com mestrado e 0,8% doutores. 

O índice de funcionários pós-graduados é alto, inclusive, entre os cargos que não exigem mais que ensino fundamental, como é o caso do cargo de auxiliar em saúde. 

Do total de 1.933 ativos, 94% finalizaram o Ensino Médio, 66% se formaram no Ensino Superior e 21% fizeram também pós-graduação. 

“A formação dos servidores, cada vez mais completa, faz com que eles cumpram funções que não são, necessariamente, as que foram convocados no momento da posse. Portanto, os trabalhadores têm desvio de função e não recebem para isso”, afirmou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde. 

Especialização

Para Marli Rodrigues, os números mostram o que o sindicato já vem alegando há anos – a alta especialização dos servidores da Saúde. 

“Os servidores se capacitam, se preparam, tornam-se extremamente capacitados e não têm do Estado um retorno que esteja a altura das expectativas e do mérito. A modernização da carreira precisa vir nesse sentido”, explica. 

Hoje, com o quadro de trabalhadores capacitado e ausência de valorização, há um êxodo enorme na Saúde que precisa ser corrigido. 

Modernização

Na última semana, a presidente do SindSaúde esteve com o governador Ibaneis Rocha e entregou em mãos a minuta e justificativa do Projeto de Lei da Modernização da Carreira de Assistência Pública à Saúde no Governo do Distrito Federal.

O chefe do Executivo reconheceu a importância de que o projeto seja enviado quanto antes para a Câmara Legislativa do DF para apreciação dos deputados distritais e prometeu celeridade. 

“Nós cumprimos com o respeito à hierarquia legislativa, fazendo com que  o projeto de mudança de lei seja de autoria do Poder Executivo. A aprovação do Projeto de Lei garantirá, no futuro, mais segurança e tranquilidade aos servidores da Saúde do DF”, ressaltou Marli Rodrigues. 

A Secretaria de Economia afirmou que enviará, nas próximas semanas, o projeto ao Legislativo. Sem impacto orçamentário, o SindSaúde luta agora para que os deputados reconheçam a necessidade da modernização da carreira e apreciem com celeridade a matéria.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img