21.5 C
Brasília
quarta-feira, 1 janeiro, 2025

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

Quase metade dos servidores da SES têm pós-graduação

Mesmo sem exigência dos cargos, servidores se especializam cada vez mais e aguardam valorização

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Dos 10.661 servidores ativos da Secretaria de Saúde, 49,8% têm alguma pós-graduação. Altamente capacitados para os cargos, os trabalhadores da Saúde sonham com a valorização e aguardam a modernização da carreira, que foi enviada pelo SindSaúde ao GDF e está em estudo para protocolo na Câmara Legislativa do DF.

A ampla maioria dos 2.887 especialistas, cargo de nível superior, tem pós-graduação (93%). Destes, 33% têm mestrado e outros 3% também concluíram o doutorado. 

No caso do nível técnico, que exige ensino médio, são 38% dos 5.841 servidores pós-graduados, 21% com mestrado e 0,8% doutores. 

O índice de funcionários pós-graduados é alto, inclusive, entre os cargos que não exigem mais que ensino fundamental, como é o caso do cargo de auxiliar em saúde. 

Do total de 1.933 ativos, 94% finalizaram o Ensino Médio, 66% se formaram no Ensino Superior e 21% fizeram também pós-graduação. 

“A formação dos servidores, cada vez mais completa, faz com que eles cumpram funções que não são, necessariamente, as que foram convocados no momento da posse. Portanto, os trabalhadores têm desvio de função e não recebem para isso”, afirmou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde. 

Especialização

Para Marli Rodrigues, os números mostram o que o sindicato já vem alegando há anos – a alta especialização dos servidores da Saúde. 

“Os servidores se capacitam, se preparam, tornam-se extremamente capacitados e não têm do Estado um retorno que esteja a altura das expectativas e do mérito. A modernização da carreira precisa vir nesse sentido”, explica. 

Hoje, com o quadro de trabalhadores capacitado e ausência de valorização, há um êxodo enorme na Saúde que precisa ser corrigido. 

Modernização

Na última semana, a presidente do SindSaúde esteve com o governador Ibaneis Rocha e entregou em mãos a minuta e justificativa do Projeto de Lei da Modernização da Carreira de Assistência Pública à Saúde no Governo do Distrito Federal.

O chefe do Executivo reconheceu a importância de que o projeto seja enviado quanto antes para a Câmara Legislativa do DF para apreciação dos deputados distritais e prometeu celeridade. 

“Nós cumprimos com o respeito à hierarquia legislativa, fazendo com que  o projeto de mudança de lei seja de autoria do Poder Executivo. A aprovação do Projeto de Lei garantirá, no futuro, mais segurança e tranquilidade aos servidores da Saúde do DF”, ressaltou Marli Rodrigues. 

A Secretaria de Economia afirmou que enviará, nas próximas semanas, o projeto ao Legislativo. Sem impacto orçamentário, o SindSaúde luta agora para que os deputados reconheçam a necessidade da modernização da carreira e apreciem com celeridade a matéria.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Servidores não receberão 13º no mês de aniversário; alteração impacta planejamento financeiro da categoria

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou alterações no pagamento do 13º salário dos servidores públicos, incluindo ativos, aposentados...

Fundo Constitucional fora do debate: servidores da GAPS exigem solução imediata do GDF

A alteração no Fundo Constitucional do Distrito Federal, que vinha sendo apontado pelo GDF para não conceder o reajuste...

Manoel Andrade é o novo presidente do TCDF e assume a liderança da corte para o biênio 2025-2026

Na sessão desta quinta-feira (11) do Tribunal de Contas do Distrito Federal, um novo capítulo começa a ser escrito...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img