27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Ofício do SindSaúde cobra a suspensão da devolução da GAMU

No entendimento do sindicato, estes valores têm caráter alimentar, sendo, portanto, não passíveis de devolução

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O SindSaúde protocolou ofício junto a Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde sobre o processo administrativo n. 00060-00395048/2018-17 em que servidores cedidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal – CRDF/SES, receberam valores referentes à Gratificação de Atendimento Móvel de Urgência (GAMU) e, agora, a SES quer que sejam devolvidos.

O documento foi protocolado no dia 19 de janeiro e entregue ao subsecretário de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, Evilasio Ramos.

CLIQUE AQUI e leia o ofício na íntegra

Parecer da Procuradoria Geral do DF entendeu ser necessária que os valores recebidos pelos servidores sejam ressarcidos ao GDF.

Porém, para o Departamento Jurídico do SindSaúde, o recebimento do GAMU pelos trabalhadores envolvidos no processo foi de boa-fé, e os valores possuem caráter alimentar, ou seja, possuem jurisprudência contrária à devolução.

Segundo o ofício, o Superior Tribunal de Justiça tem o entendimento de impossibilidade de restituição ao erário de valores pagos indevidamente por erro operacional da administração pública.
Por isso, para o sindicato, é necessário que a SES reveja a decisão de ressarcimento dos valores referentes a GAMU, pois têm caráter alimentar, sendo, portanto, não passíveis de devolução. Além de que o parecer da PGDF ter caráter opinativo e não decisório.

“É importante que o subsecretário reveja este entendimento e não jogue no bolso dos servidores a responsabilidade por um erro passado da administração pública. A SES precisa entender a diferença do que é opinativo do que é deliberativo”, destaca Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

Em 2018, o SindSaúde já havia publicado sobre esta situação quando servidores estavam se sentindo coagidos a devolver valores recebidos em contracheque referentes a GAMU.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img