23.5 C
Brasília
quarta-feira, 17 abril, 2024

ABSURDO: SES quer que servidores do SAMU devolvam valor de gratificação

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Servidores do Samu estão sendo coagidos a devolver valores recebidos em contracheque referentes à Gratificação de Atendimento Móvel de Urgência (GAMU). O corte e pedido de devolução da gratificação são demanda da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e atingem servidores das carreiras de assistência à saúde, tais como médicos, motoristas, técnicos administrativos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, etc.

Esses servidores do SAMU foram cedidos parcialmente e estão lotados também na ESCS/FEPECS, no Hospital Regional do Guará e Hospital de Base. Eles fazem 20 horas no serviço móvel e 20 horas no local para onde foram cedidos pela própria SES. A secretaria alega em documento que busca cumprir a Legislação, que só prevê a gratificação para quem desempenha suas atribuições de forma exclusiva ao SAMU.

“Os servidores são remanejados pela própria SES para cobrir déficit de pessoal, cedidos, e agora terão que devolver suas gratificações? Que administração é essa? Quem é o gestor que permitiu que a situação chegasse a esse ponto? Por que os servidores não foram formalmente notificados e que perderiam a GAMU caso cumprissem parte do seu trabalho em outra unidade? O servidor é sempre o mais prejudicado no atual governo do DF”, critica Marli Rodrigues.

O Departamento Jurídico do SindSaúde destaca que a decisão de corte da gratificação está amparada na lei, mas lembra que o servidor não deu causa de má fé a esse recebimento indevido. Caberia à administração zelar para que isso não ocorresse. Muitas vezes, o servidor nem é alertado para esse corte da percepção de gratificação.

“Além de intempestiva, a medida é abusiva pois agride a segurança jurídica dos servidores impondo devolução de valores que não deram causa ilegal para o recebimento. Qualquer alteração no contracheque dos servidores será questionada pelo nosso Jurídico”, afirmou o coordenador jurídico, Leonardo Chagas.

Os servidores que sentirem-se prejudicados por mais esse ato arbitrário e covarde da Secretaria de Saúde, devem procurar o Departamento Jurídico do SindSaúde.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...

Garanta seus direitos com o SindSaúde

Nossa equipe jurídica eficiente está ao seu lado. Servidor recupera quase 9 mil reais. O setor jurídico do SindSaúde tem...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img