25.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Idosos acima de 80 anos do DF serão vacinados contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (1º)

GDF pretende imunizar mais de 42 mil pessoas nesta nova fase da imunização

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal vai começar a vacinar os idosos acima de 80 anos contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (1º). A estimativa é que este público represente 42.355 pessoas, segundo dados da Codeplan. As vacinas serão aplicadas em 36 salas, sendo 30 em unidades básicas de saúde (UBS) já existentes e outras seis em locais estratégicos, como escolas e ginásios.

Para o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, essa é uma etapa importante do processo de vacinação no DF. “Estamos cuidando de uma população que tem alto percentual de agravamento da Covid-19, com sequelas graves, e um percentual elevado de óbitos”, destacou.

Nova Remessa

De acordo com a Secretaria de Saúde, há perspectiva do DF receber, na próxima semana, mais uma remessa de doses de vacinas distribuídas pelo Minis tério da Saúde. A intenção da Pasta é ampliar gradativamente a vacinação para novos públicos. Os próximos a serem contemplados serão:

  •  Idosos a partir de 75 anos; pacientes acamados, com dificuldade de locomoção, perfil AD1, assistidos pela rede pública e privada e um cuidador por grupo familiar.

Ao todo, o DF já recebeu 125.160 doses da Vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 41,5 mil doses do imunizante Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AztraZeneca.

Distribuição das doses

Cerca de 5% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas. No caso da vacina CoronaVac, o intervalo entre a primeira e segunda doses é curto, de 14 a 28 dias, e metade das doses recebidas são reservadas para a segunda aplicação. Já com a vacina Covishield, esse intervalo é de até 90 dias.

Até a noite desta sexta-feira (29), o DF já tinha vacinado 44.315 pessoas do grupo prioritário.

** Na segunda-feira (1º), primeiro dia de vacinação para os idosos acima de 80 anos, a imunização vai começar, excepcionalmente, a partir das 13h. Clique aqui e confira os locais de vacinação.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img