20.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

DF recebe mais 41,5 mil doses de vacinas contra Covid-19

Imunizantes da AstraZeneca vão reforçar a vacinação dos profissionais de saúde, idosos e deficientes institucionalizados e indígenas

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na manhã deste domingo (24), chegaram ao Distrito Federal 41,5 mil doses da vacina AstraZeneca, que foram elaborados em parceria com a Fundação Fiocruz. Os imunizantes foram acondicionados nas câmaras da Rede de Frio da Secretaria de Saúde do DF, na temperatura orientada pelo fabricante que é de 2º a 8ºC.

A comissão da SES formada para trabalhar a logística da vacinação no DF vai se reunir nesta segunda-feira (25) para decidir como será feita a distribuição das novas doses. “Precisamos traçar os procedimentos de como fazer para que não haja confusão. Esse é o primeiro lote da AstraZeneca, que possui um processo diferenciado da Coronavac”, explica a chefe da Rede de Frio do DF, Tereza Luiza Pereira.

Diferente das vacinas da Coronavac, este lote da AstraZeneca veio em frascos com dez doses cada e possui um intervalo maior para aplicar a segunda dose, de acordo com a chefe da Rede de Frio, isso permitirá esperar a chegada de um próximo lote do imunizante para aplicar a segunda dose.

Para o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a chegada de mais um lote de vacinas para o DF, “mostra que estamos entrando num processo contínuo de vacinação, que está apenas começando”. “Precisamos ter paciência e tranquilidade nesse momento para que tudo ocorra da melhor maneira possível e com segurança”, afirma.

Vacinação no DF

Até domingo (24), o DF já aplicou cerca de 16 mil vacinas no público prioritário: profissionais de saúde (UTIs e internação), idosos e deficientes institucionalizados e indígenas. Segundo a Saúde, a proposta é seguir no atendimento a essa parcela da população. “Essa semana, com os profissionais treinados, vamos ganhar um ritmo melhor no processo de vacinação”, prevê Tereza Luiza.

O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia, afirma que o governo está focado em concluir o primeiro grupo prioritário até a próxima sexta-feira (29). “Com a chegada da AstraZeneca, que poderemos usar a totalidade como primeira dose, vamos conseguir completar o primeiro grupo com atendimento de todos os profissionais da rede pública e ainda os que estiverem atuando em hospitais privados”, avalia.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img