terça-feira, 7 maio, 2024

Hemocentro de Brasília precisa de doação de sangue

Todos os grupos sanguíneos, com exceção dos tipos AB+ e O-, se encontram com o estoque baixo

A Fundação Hemocentro de Brasília precisa de doadores para recuperar o estoque de sangue. Os estoques estão 40% menores em relação a março de 2020, quando foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a pandemia do novo coronavírus.

O Hemocentro está com estoques baixos para todos os grupos sanguíneos, com exceção do tipo AB positivo e O negativo. A união, a solidariedade e a colaboração de todos são essenciais neste momento, por isso é necessário que cada um faça a sua parte.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os estoques do único banco de sangue público do DF estão em níveis inferiores aos considerados seguros desde o início de 2022. Foram registradas a média de 160 doações por dia neste ano, entre 1º de janeiro e o dia 19 de deste mês, doações essas que são insuficientes para a alta demanda do DF. Dessa forma, o fornecimento de hemocomponentes para procedimentos de rotina pode ser restringido para priorizar atendimentos de urgência.

O Hemocentro destaca que em caso de qualquer sintoma da Covid-19, o recomendado é não comparecer à Fundação. Pessoas em contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 devem aguardar 14 dias desde o último contato para agendar sua doação de sangue.

Doe sangue

Uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas, não deixe faltar sangue para quem precisa, o atendimento a doadores segue de segunda a sábado, das 7h às 18h, marque pelo site Agenda DF (www.agenda.df.gov.br) ou pelo telefone 160 (opção 2), lembrando sempre de usar máscaras e levar um documento de identificação com foto. Você pode ajudar também compartilhando e utilizando a #hemocentro. Lembrando que o doador precisa estar saudável para realizar o ato.

Quer doar e não tem como ir até o Hemocentro? A fundação oferece transporte gratuito para os doadores

Linha Vermelha – Taguatinga Shopping

Às terças e quintas-feiras, até 14/4, um micro-ônibus climatizado faz o percurso de ida e volta entre o shopping e o Hemocentro.

Ponto de embarque: entrada principal do Taguatinga Shopping, de frente para o hipermercado Extra, na via interna do centro comercial.

Horários de saída:

– Shopping para Hemocentro: 9h e 13h

– Hemocentro para o shopping: 12h e 16h

Duração do percurso: uma hora.

Linha Vermelha – Rodoviária

De segunda a sexta-feira, um veículo do Hemocentro faz o percurso de ida e volta entre a instituição e a Rodoviária do Plano Piloto.

Ponto de embarque: piso inferior da Rodoviária, voltado para a Catedral, onde normalmente estacionam os ônibus e vans de transporte de servidores públicos.

Horários de saída:

– Hemocentro para Rodoviária: 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h

– Rodoviária para Hemocentro: 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30

Grupos de doadores também podem optar pelo transporte gratuito do Hemocentro.

CLIQUE AQUI e agende sua doação de sangue

*Com informações da AGÊNCIA SAÚDE-DF