terça-feira, 7 maio, 2024

Doe sangue – Hemocentro está com estoque em níveis muito baixos

Fundação pede que a população faça doações. O tipo sanguíneo O- está em nível crítico e os tipos B- e A- estão em nível baixo

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), órgão responsável por abastecer todos os hospitais da rede pública e hospitais conveniados da rede privada, encontra-se com os níveis dos estoques de sangue muito baixos, principalmente os tipos O negativo, que está em nível crítico, e A e B negativo, que estão em nível baixo.

Já nos primeiros dias do ano, o movimento de doadores teve uma expressiva queda, apresentando uma redução de 23% no número de doações, recebendo por dia em torno de 125 coletas, sendo que o ideal é de até 180 doações diárias.

Com o baixo nível do estoque desses tipos sanguíneos, será inviável a realização de algumas cirurgias e procedimentos de rotina, levando ao cancelamento, para que sejam priorizados somente os casos de urgência.

Além disso, é importante frisar que a demanda de sangue também vai para pacientes graves da Covid-19 internados em UTIs e cirurgias de grande porte com alta necessidade do uso do sangue, como as cardíacas e as oncológicas que não foram suspensas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma única doação pode salvar até 4 vidas, caso você seja um doador assíduo e doe a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas. Doar sangue não dói e em cerca 24h seu organismo repõe todo o sangue doado. Faça a sua parte, doe.

Como doar?

É preciso agendar a doação de sangue, para não haver aglomerações, e deve ser feito pelo site agenda.df.gov.br. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue – para quem teve Covid-19, são 30 dias. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de Covid-19 ou gripe deve esperar 14 dias para se candidatar à doação de sangue.

Com relação às vacinas, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a CoronaVac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer-BioNTech, AstraZeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose.

CLIQUE AQUI e agende sua doação de sangue.

*Com informações Fundação Hemocentro