27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Doe sangue – Em 2022 houve uma forte queda no estoque do Hemocentro de Brasília

O aumento no número de infecções por Covid-19 e por gripe favoreceram a situação. Todos os grupos sanguíneos negativos e os tipos O e A positivo se encontram baixo ou crítico

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O estoque de sangue na Fundação Hemocentro encontra-se em situação crítica, devido ao aumento no número de casos de Covid-19 e Gripe. Nos primeiros dias de 2022 o movimento de doadores teve uma queda significativa, apresentando uma redução de 23% no número de doações, até o momento os piores dias foram 02 e 03 de janeiro, com apenas 94 doações registradas.

O baixo movimento de doadores já afeta a reserva de sangue do Hemocentro, todos os grupos sanguíneos negativos e os tipos O e A positivo estão em níveis baixos ou críticos. Caso essa situação siga por mais tempo, será inviável a realização de algumas cirurgias e procedimentos de rotina, levando ao cancelamento, para que sejam priorizados somente os casos de urgência.

É importante frisar que a demanda de sangue também vai para pacientes graves da Covid-19 internados em UTIs e cirurgias de grande porte com alta necessidade do uso do sangue, como as cardíacas e as oncológicas que não foram suspensas.

A doação de sangue é um ato de compaixão e solidariedade, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma única doação pode salvar até 4 vidas, por isso, faça a sua parte e doe vida. Doar é um ato voluntário, não dói e em cerca de um dia o organismo repõe todo o sangue doado.

Doe Sangue
È preciso agendar a doação de sangue, para não haver aglomerações, e deve ser feito pelo site agenda.df.gov.br. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue – para quem teve Covid-19, são 30 dias. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de Covid-19 ou gripe deve esperar 14 dias para se candidatar à doação de sangue.

Com relação às vacinas, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a CoronaVac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer-BioNTech, AstraZeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose.

CLIQUE AQUI e agende sua doação de sangue.

*Com informações Fundação Hemocentro

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img