17.5 C
Brasília
quinta-feira, 16 maio, 2024

Relator da CPI da Saúde do Amazonas comparece nesta terça-feira (29) a CPI da Covid-19

O requerimento de convocação foi feito pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO)

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 ouve nesta terça-feira (29), a partir das 9h, o deputado estadual do Amazonas Fausto Vieira dos Santos Junior (PRTB). Ele foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa do estado em 2020. O requerimento aprovado em 16 de junho foi feito pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO).

Acompanhe aqui ao vivo:

O Senado Marcos argumenta que, desde 2020, o governo do Amazonas é alvo de investigações coordenadas pela Polícia Federal referentes a fraudes em compras emergenciais e desvio de dinheiro público destinados ao enfrentamento da pandemia.

“As irregularidades na aquisição emergencial dos ventiladores pulmonares deflagraram a Operação Sangria [da Polícia Federal], que teve início em junho de 2020 e atualmente está na quarta fase das investigações, onde se apuram irregularidades na construção do Hospital de Campanha Nilton Lins, em Manaus”, destaca o senador.

Ainda no requerimento, Rogerio (DEM-RO) afirma que, após 120 dias, a CPI apontou que autoridades, servidores públicos e representantes de empresas privadas se associaram ao governo com o intuito de obter vantagens patrimoniais indevidas, além do escândalo dos ventiladores.

O senador esclarece que, “serão de importância singular para que exponham suas atuações e conhecimentos sobre os fatos relacionados, o que, por si, justifica a convocação com o objetivo único de restabelecer a verdade”, aponta.

A CPI da Saúde do Amazonas

A CPI da Saúde do Amazonas se originou em pedido de requerimento de autoria do deputado estadual Péricles Rodrigues do Nascimento, que comandou os trabalhos. A CPI que foi instalada em maio do ano passado, serviu para investigar ocorrências de atos administrativos ilícitos durante a crise sanitária.

Péricles havia sido convidado por Marcos Rogério para depor no dia 18 de junho, no entanto, a sua audiência ainda será marcada.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindsaúde cobra IGES  uma resposta sobre carga horária em acordo coletivo

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde DF) pressionou o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do...

Servidores da saúde com perda salarial: SindSaúde convoca assembleia geral

A crise salarial enfrentada pelos servidores da saúde no Distrito Federal atingiu níveis alarmantes, com mais de sete anos...

Vitória na Justiça: Aposentada conquista direito de não pagar pensão para netos 

O departamento jurídico do Sindsaúde tem se destacado pela sua eficiência, e um caso recente ganhou grande destaque. Uma...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img