A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 volta a acontecer nesta terça-feira (13), a partir das 9h, para receber o depoimento de Emanuela Medrades, diretora técnica da Precisa Medicamentos. Segundo depoimentos anteriores, essa empresa teria feito as conversas para negociações para compra da vacina Covaxin.
Após ouvir o consultor do Ministério da Saúde William Amorim Santana, o senador Omar Aziz (PSD-AM), revelou a informação. Sua convocação aprovada em 30 de junho, também foi aprovada junto a transferência de sigilo telefônico e telemático da convocada.
Acompanhe aqui ao vivo:
De acordo com o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), “para que seja possível esclarecer os detalhes de potencial beneficiamento da Bharat Biotech, representada no Brasil pela Precisa Medicamentos, na negociação de compra de vacinas pelo Ministério da Saúde, faz-se necessária a oitiva da Sra. Emanuela Medrades, diretora técnica de referida importadora”, afirma.
Durante o depoimento de William Santana, na sexta-feira passada (9), houve a exibição de documentos enviados pela Precisa Medicamentos, que apresentam uma declaração do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, como falso.
Dessa forma, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), acredita que o ministro cometeu “crime de falsidade” ao tentar prejudicar a investigação da CPI. Para Marcos Rogério (DEM-RO) toda e qualquer tipo de suspeita de conduta ilegal precisa ser investiga, tanto do Ministério da Saúde, quanto dos estados e municípios.