27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

CPI é encerrada no Senado com 80 pedidos de indiciamento

Seis meses após início, relatório final foi aprovado com pedido de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por nove infrações

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A CPI da Pandemia encerrou suas atividades nesta terça-feira (26), com a aprovação do relatório final e o pedido de indiciamento de 80 pessoas, entre elas, o presidente Jair Bolsonaro por nove infrações. 

Agora, o parecer da comissão parlamentar de inquérito será encaminhado a diferentes órgãos públicos, de acordo com a competência de cada um. 

Será enviado à Câmara dos Deputados, à Polícia Federal, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao Ministério Público Federal (MPF), ao Tribunal de Contas da União (TCU), a ministérios públicos estaduais, à Procuradoria-Geral da República (PGR), à Defensoria Pública da União (DPU) e ao Tribunal Penal Internacional (TPI). 

Aprovação do relatório

O relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) recebeu sete votos favoráveis e quatro contrários. 

Além do presidente Bolsonaro, os seus três filhos que estão na política também foram acusados de prática de incitação ao crime: o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Renan Calheiros também identificou infrações penais cometidas por duas empresas, a Precisa Medicamentos e a VTCLog, e por outras 74 pessoas. Entre elas, deputados, empresários, jornalistas, médicos, servidores públicos, ministros e ex-ministros de Estado.  

Mortes no Brasil

Demonstrando apoio ao relatório de Renan Calheiros (MDB-AL), os oposicionistas não pouparam críticas à atuação do governo federal na pandemia e acusaram o presidente Jair Bolsonaro de ter contribuído para o elevado número de mortes no país. 

Até esta terça-feira (26), já haviam falecido mais de 606 mil no Brasil em decorrência da covid-19.

Os senadores destacaram que, mesmo com o término da CPI, não vão encerrar seus esforços. Para isso, defenderam a criação da Frente Parlamentar de Observatório da Pandemia e prometeram entrar em contato com o Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Tribunal Penal Internacional de Haia.

Os senadores governistas, por sua vez, continuaram criticando o que eles chamam de investigação seletiva da comissão, que, segundo eles, preocupou-se somente em desgastar o governo.

Além disso, para eles, a CPI se omitiu ao não investigar o destino das verbas federais enviadas a estados e municípios. 

Com informações da Agência Senado

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img