24.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

CLDF aprova em primeiro turno vacinação obrigatória contra Covid-19

Projeto de lei segue para segundo turno e caso aprovado, irá para a sanção do governador

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em 1º turno, nesta terça-feira (9/3), um projeto de lei que torna a vacinação contra a Covid-19 obrigatória na capital. Segundo o Projeto de Lei nº 1.668, de 2021, de autoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT), a população deve apresentar um comprovante de vacinação em todos os atos administrativos do governo do DF, comprovando a sua participação na vacinação.

A proposta ainda precisa passar por mais uma votação antes de seguir para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com a emenda proposta pela deputada Arlete Sampaio (PT), o comprovante será obrigatório apenas para a população elegível, ou seja, não inclui crianças e jovens.

Durante a votação, parte dos deputados acreditam que a obrigação fere os direitos individuais do cidadão, enquanto uma parte pensa que para a melhoria da crise sanitária é necessário que todos se vacinem. O deputado Chico Vigilante (PT) classificou o momento como de “falência completa do sistema de saúde”. Já Fábio Felix, relatando visita ao Hospital Regional da Asa Norte, disse que “o cenário lembra uma guerra”.

Agora, o PL segue para votação em 2º turno. Caso seja aprovado, será enviado para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB) para ser sancionado.

As ações da Câmara

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (MDB) fez um breve balanço das ações da Casa e destacou, “até agora, fizemos tudo o que era possível. Aprovamos diversas proposições e os créditos suplementares ao Orçamento, necessários para sustentar as atividades de combate à pandemia. Mas, se for preciso um maior aporte, estaremos prontos para colaborar”.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img