21.5 C
Brasília

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

G1: Especialistas em saúde paralisam atividades no Hran

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Eles pedem equiparação salarial com dentistas da Secretaria de Saúde.

Grupo inclui farmacêuticos, biólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Especialistas em saúde da rede pública do Distrito Federal paralisaram as atividades de fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, biologia, assistência social, laboratoriais e a farmacêuticas do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na manhã desta terça-feira (5).

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, todos os pacientes com consultas marcadas para esta terça tiveram seus procedimentos reagendados. A pasta informou que o atendimento de emergência está normalizado.

Por volta de 9h, cerca de 60 profissionais estavam reunidos em frente ao centro médico. Às 11h, o grupo saiu do Hran e seguiu pela W3 Norte. O trânsito ficou complicado por cerca de 20 minutos. Os profissionais seguiram pela via de acesso para a W4 Norte até a altura do Brasília Shopping e voltaram para o Hran.

Segundo os participantes, a previsão é que a paralisação dure até as 19h. Os especialistas querem a equiparação salarial com dentistas da Secretaria de Saúde e reestruturação da carreira para as categorias. Em setembro, a Câmara Legislativa aprovou o reajuste salarial para os dentistas.

No final de agosto, o GDF anunciou um projeto de reestruturação de 22 carreiras do serviço público, cujo impacto deve ser de R$ 1,2 bilhão nos próximos três anos. A proposta atinge mais de 60 mil trabalhadores, entre médicos, servidores de atividades culturais e músicos da Orquestra Sinfônica.

Segundo o farmacêutico bioquímico João Eudes Filho, o GDF não trata os especialistas como parte fundamental da saúde no Distrito Federal. “Hoje a saúde é multidisciplinar. Não existe médico sem laboratório, médico sem medicamento. O governo nos esqueceu. Eles ignoram a nossa função.”

Eudes Filho afirma que as categorias tentam aprovar, até o dia 20 de dezembro, um projeto de lei que prevê o reajuste salarial para os especialistas. “O GDF já nos deu o retorno de que o reajuste para 2013 é impossível. Se conseguirmos aprovar o PL até o dia 20 de dezembro, o reajuste vale para 2014 e 2015.”

Segundo os manifestantes, o salário dos especialistas em saúde está defasado há mais de uma década.
A Secretaria de Administração do DF informou, em setembro, que os servidores terão a incorporação da Gratificação de Atividade Técnica Administrativa (Gata) em três etapas nos meses de setembro até 2015.

Fonte: G1

Link da matéria: Especialistas em saúde paralisam atividades no Hran, em Brasília

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Brasília, 65 anos de encantos, oportunidades e luta por igualdade

No coração do Brasil, nasceu Brasília. Com seus traços modernos e horizontes abertos, nossa capital completa 65 anos no...

AOSDs avançam na luta pelo reenquadramento

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, junto com os diretores Marcos Rogério e João Pedro, e a comissão dos...

Feriado de Páscoa com um dia a mais de descanso para os servidor

Os servidores da Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, incluindo os da saúde, terão um descanso prolongado...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img