18.5 C
Brasília
segunda-feira, 6 maio, 2024

Tragédia anunciada

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O fechamento da emergência pediátrica da UPA de São Sebastião poderá fazer parte da estatística de crianças que morrem por falta de atendimento adequado e aumentam o tempo de espera nas filas de outros serviços de saúde da rede pública do Distrito Federal.

A decisão da suspensão temporária partiu do colegiado de São Sebastião e Conselho de Saúde do DF. Como afirmou a diretora de Atenção à Saúde, Akalenni Quintela Bernardino, em reunião com os servidores nesta segunda-feira (24), o secretário de Saúde, Fábio Gondim, só foi informado depois de chegarem à conclusão que seria melhor a suspensão dos serviços. “Toda a pediatria da rede está em crise. A bomba já estourou em muitos lugares, dessa vez foi aqui e ainda vai estourar em outros”, justificou a diretora.

Com o fechamento do setor, os pacientes de urgência tentaram atendimento no Centro de Saúde de São Sebastião, como eram orientados, mas os servidores de lá pediam para fazer o caminho inverso.

Depois de uma manhã acompanhando as negativas de atendimento nos dois locais, a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, disse que o GDF precisa olhar para as crianças e profissionais de saúde que ficarão na linha de frente. “Esse é um ato de falta de respeito com a população. Agora como ficam as crianças que precisam do serviço perto de suas casas? Nem sempre a família tem dinheiro para ir e voltar para outra unidade da rede. Além disso, sabemos que as ambulâncias não são suficientes para o serviço do dia a dia, que dirá fazer o transporte dessas famílias”, afirmou.

13 pediatras – de acordo com Quintela, dos 13 pediatras que estão lotados em São Sebastião apenas três tem condições de fazer o atendimento sem nenhum tipo de restrição. “Dois estão de licença sem vencimento, uma entrará de licença maternidade no começo de setembro, um de licença prêmio, um de férias e outros seis nunca trabalharam em uma UPA, por isso não tem perfil. Sobraram dois pediatras para fazer a escala completa”, afirmou.

A promessa é de reabertura da emergência pediátrica com a nomeação dos 60 médicos pediatras concursados e a lotação de 17 deles na regional. Será?

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img