28.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Sindsaude-df e Iges-DF fazem primeira reunião da mesa permanente de negociação.

A mesa de negociação busca solucionar pautas importantes dos trabalhadores que não constam no ACT. É importante ter um espaço aberto onde se pode tratar de assuntos urgentes a qualquer momento.

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Aconteceu ontem dia 31/05, reunião da Mesa Permanente de Negociação prevista no ACT entre SindSaúde-DF e Iges-df.
Estiveram presentes na reunião 04 delegados sindicais, Laura Batista e Alcione representaram o SindSaúde-DF, e a Superintendente de pessoas Elaine Silvestre com sua equipe representou o IGES-DF.

A reunião começou com apresentação de pontos do ACT que não vinham sendo cumpridos de acordo com os trabalhadores do IGES-DF.
Foram vários pontos, entre eles foi citado descumprimento da redução de jornada de trabalho sem redução salarial, para as categorias que tiveram esse ganho. A Superintendente Elaine justificou esse ponto, segundo ela está havendo uma interpretação errada, e se prontificou a esclarecer caso a caso, com cada setor envolvido ou em assembleia.

Foi posto na mesa a questão da diferença salarial entre os trabalhadores do mesmo setor e profissão, citamos o caso dos assistentes administrativos como exemplo, e nesse caso, o delegado sindical Hudson reforçou dizendo que ele mesmo é vítima desse disparate.
Não há como seguir com uma discrepância dessa.
Para esse caso, a Superintendente esclareceu que isso aconteceu devido uma decisão administrativa na gestão do ex-presidente Gilberto Occhi: “naquela época o gasto com pessoal superava 70% da receita, o então presidente adotou medidas de contenção de gastos, como varias demissões , e as novas contratações foram feitas com valores menores”.
Seguindo a mesma linha expusemos que a equipe multi também sofre do mesmo problema, que a diferença salarial entre eles gera grande desconforto e que segundo os servidores, resolver esse problema se sobrepõe a outros pontos da pauta.
Sobre esse ponto, a resposta foi que, quando a tabela salarial foi elaborada, foi levado em consideração as especificidades de cada profissão. Foi usado um método de pontuação para definir o maior e menor grau de dificuldade, e com base nesses pontos foi definido os valores salariais.

Tanto o SindSaúde-DF e os delegados não se conveceram da forma aplicada e pediram que isso seja modificado com muita brevidade. O SindSaúde-DF sugeriu que seja feito como funciona na SES. Que os profissionais da equipe multi nível superior façam parte da carreira com mesma tabela salarial.

A Superintendente disse na reunião, que já houve uma proposta para fazer o alinhamento salarial, porém não foi aprovado no conselho de administração.

Quanto ao ticket e ao reajuste de 18%, foi dito que nesse momento a nova gestão do presidente Juracy Cavalcante solicitou a Superintendente que apresente mecanismos que tragam valorização aos trabalhadores, inclusive a adesão ao INAS está sendo avaliada nessa semana.

LEMBRANDO QUE ESSA FOI A PRIMEIRA REUNIÃO DA MESA DE NEGOCIAÇÃO.
Será a partir dessa reunião, que as pautas irão começar a andar. É importante e imprescindível que os trabalhadores compareçam quando forem convocados às assembleias e reuniões.
Logo vamos divulgar as datas da mobilizações fiquem atentos.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img