quarta-feira, 12 agosto, 2020

SES acumula R$ 23 milhões em dívidas com servidores

SindSaúde segue na luta pelo reajuste salarial

Selo sequelas fill 241x241

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal possui dívidas com os servidores da pasta que chegam a R$ 23,04 milhões, informa o Portal Metrópoles. Os débitos acumulados referem-se a salários e benefícios (R$ 16,06 milhões), licenças-prêmios (R$ 6,5 milhões), décimo terceiro (R$ 9,7 mil) e férias (R$ 446,5 mil).

Somado a outras dívidas , a SES deve aproximadamente R$ 408 milhões, sendo R$ 378,5 milhões a fornecedores de bens, serviços e materiais.

Nesse montante, segundo o Metrópoles, a Secretaria de Saúde tem débitos até mesmo com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) – R$ 24,5 milhões – e Companhia Energética de Brasília (CEB) – R$ 16 milhões. Todas essas informações estão no Sistema Integral de Gestão Governamental (Siggo), com a exceção de R$ 6,6 milhões compilados pelo Fundo de Saúde.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) já chegou a afirmar que o reajuste na folha de pagamento de 32 categorias do funcionalismo público local depende de um pente fino nas contas do órgãos do DF. O aumento salarial, que deveria ter ocorrido em 2015, já foi prometido pelo emedebista. O reajuste terá um impacto de R$ 1,1 bilhão nas contas públicas.

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, disse que, “ o governo precisa pagar esses débitos que têm com os servidores da SES” e que “o reajuste salarial deve ser concedido também com urgência”. De acordo com ela, os funcionários públicos já esperaram demais por esse direito previsto em lei.

Outro lado
Ao Portal Metrópoles, a Saúde informou que as principais dívidas serão quitadas com recursos do Tesouro Local e repasses do Fundo de Saúde. O órgão, no entanto, não deu nenhum prazo para esses pagamentos e alegou que eles “serão realizados à medida que houver disponibilidade orçamentária e financeira, e que a pasta seguirá a ordem cronológica”