21.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 maio, 2024

Brasil anuncia fim da emergência sanitária por covid-19

Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento neste domingo (18/04)

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia foi anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento de rádio e TV, na noite deste domingo (17). Segundo o Governo Federal, esta medida foi possível por causa da ampla cobertura vacinal e da melhora do cenário epidemiológico no país. Um ato normativo será editado nos próximos dias pelo Ministério da Saúde.

Na prática, a emergência de saúde pública possibilitou ao governo federal firmar contratos emergenciais para compra de insumos médicos e imunizantes contra o coronavírus, entre outras medidas.

De acordo com Queiroga, o fim da emergência de saúde pública não significa o fim da Covid-19, por isso é preciso manter os cuidados. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal”, disse o ministro.

A emergência sanitária foi declarada em fevereiro de 2020. O primeiro caso de contaminação no Brasil foi no final do mesmo mês. No mês seguinte foi confirmada a transmissão comunitária do novo coronavírus no Brasil.

Segundo último balanço, divulgado pelo MS neste domingo (18/04), o país registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes.

Todos os detalhes e como será daqui para frente a condução da pandemia será publicada em uma portaria, o que, segundo o ministro, deve ocorrer nos próximos dias.

  • Com informações da Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img