23.5 C
Brasília
quarta-feira, 8 maio, 2024

Pessoas de 60 e 61 anos do DF começam a ser vacinados nesta sexta-feira (30)

A vacinação foi confirmada após a chegada de mais 60,1 mil doses de imunizantes

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretária de Saúde do Distrito Federal vai começar a vacinar quem tem 60 anos ou mais a partir das 8h da manhã desta sexta-feira (30). A vacinação foi confirmada devido ao recebimento de 60,1 mil doses de imunizantes que chegaram na manhã desta quinta-feira (29) na capital.

A vacinação ocorrerá em 54 pontos. Nos drive-thrus o serviço será iniciado às 9h. A expectativa é de que 50.507 pessoas recebam a primeira dose.

Segundo a SES, das 60,1 mil doses, 58,988 mil são da AstraZeneca/Fiocruz e 1,171 doses são da CoronaVac. Cerca de 10% deste quantitativo fará parte da reserva técnica para suprir eventuais perdas. De acordo com a programação do Ministério da Saúde, 56.751 doses da AstraZeneca serão usadas na vacinação de idosos e 2.237 para vacinar os profissionais das forças de segurança.

Até o momento o DF já imunizou 423.457 com a primeira dose, com isso 13,86% da população já foi vacinada. O DF ocupa hoje a 13ª posição no ranking das unidades da Federação que mais imunizam. A capital do país esteve em 1º lugar nessa lista, no início de fevereiro deste ano.  

Pessoas com comorbidades

Em coletiva de imprensa, no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (29), a SES anunciou como será a imunização de pessoas que possuem comorbidades ou doenças preexistentes. A previsão é que este público comece a ser vacinado na primeira semana de maio, tudo dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.

No evento foi apresentado como se dará este fluxo. Segundo a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga Martins de Brito, o MS orienta que, na primeira fase, sejam imunizados pacientes com Síndrome de Down, gestantes com comorbidades e pacientes que realizam hemodiálise com até 59 anos.

Todas as pessoas que possuem comorbidades deverão fazer um cadastro prévio no site da SES, que será cruzado com as informações da base de dados da Secretaria, para após ser feito o agendamento da vacinação de acordo com o calendário das fases de imunização deste grupo prioritário. O formulário de cadastro ainda não está disponível.

De acordo com a SES, a população com comorbidades no DF foi estimada em 226.812 pessoas.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do Dieese revela grandes perdas salariais para os profissionais de saúde e seu impacto no absenteísmo

Um estudo recente conduzido pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese), a pedido do SindSaúde, revelou uma realidade...

Servidor da saúde recebe mais de 5 mil em exercício findo

Atuando em defesa dos servidores do Sindsaúde, os advogados do sindicato conseguiram uma importante vitória: uma condenação do Distrito...

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img