A Secretária de Saúde informa que a partir desta segunda-feira (5), começam a vacinar mais de 2 mil profissionais da força de segurança pública, vão ser priorizados trabalhadores que atuam na linha de frente, por estarem mais expostos à contaminação, assim como, os profissionais que atuam no transporte de pacientes, resgate pré-hospitalar e ações de vigilância. Foi iniciada ainda, no sábado (3), a vacinação para pessoas na faixa etária de 66 anos.
O governo disponibilizou, neste primeiro momento, 2.237 doses da vacina contra o novo coronavírus para os profissionais da segurança. Segundo o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia, “a princípio, o Ministério da Saúde tinha informado, por meio de nota, que enviaria 116 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Distrito Federal. Dessas, 3.348 estavam reservadas para força de segurança e idosos de 66 anos. O próprio Ministério estabeleceu que 1.111 doses serão para idosos acima de 66 anos, e 2.237 para os profissionais da segurança pública”.
A Secretaria estabeleceu uma ordem de prioridades para a vacinação: trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.
“As doses das forças de segurança estão reservadas e serão encaminhadas, na segunda-feira, para suas policlínicas e estruturas, onde será iniciada a vacinação neste primeiro grupo que será alcançado”, enfatizou Garcia.
A organização para aplicação dos imunizantes foi realizada a partir de reuniões entre representantes das Secretarias de Segurança Pública (SSP/DF), de Saúde (SES), Casa Civil e corporações atendidas.
Confira os pontos de vacinação aqui.
Pessoas com 66 anos
O Ministério da Saúde disponibilizou apenas 1.111 doses de vacina para primeira aplicação neste grupo etário no DF, a capital conseguiu vacinar 3 mil pessoas com doses remanejadas de hospitais e clínicas. O público com 66 anos no Distrito Federal é estimado em 18.651 pessoas. Segundo a SES, o processo de vacinação dessa faixa etária terá continuidade nesta semana, com o envio de mais doses por parte do MS.
Na manhã da última quinta-feira (1º), o DF recebeu 100 mil doses da vacina CoronaVac e 16 mil da vacina de Oxford/AstraZeneca. No entanto, a maior parte desses imunizantes será utilizado para aplicação da segunda dose para quem já havia recebido a vacina.

