12.5 C
Brasília
quinta-feira, 16 maio, 2024

GDF prorrogou lockdown e toque de recolher por mais uma semana

O secretário de Saúde afirma que as medidas, adotadas anteriormente, fizeram o governo dar o primeiro passo na tentativa de reduzir a disseminação do novo coronavírus no DF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal decidiu prorrogar por mais uma semana as medidas restritivas adotadas para reduzir o contágio do novo coronavírus. O decreto foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do DF, na última sexta-feira (19), a determinação é de manter o comércio e os serviços não essenciais fechados até o próximo domingo (28).

O Decreto nº 42.913, também mantem o recolhimento da população entre os horários de 22h às 5h da manhã. Fica proibida após as 20h, a venda de bebidas alcoólicas, a multa pelo descumprimento é de R$ 2 mil.

A medida tem como principal objetivo diminuir as aglomerações, devido ao aumento do número de casos de pacientes da Covid-19 e da falta de leitos de UTI, que se aplica aos hospitais públicos e particulares.

Em entrevista coletiva, na tarde de sexta-feira (19), no Palácio do Buriti, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirma que, “graças às medidas adotadas pelo decreto anterior estamos conseguindo dar os primeiros passos para a redução das taxas de internação, mas ainda temos muito a avançar”, destacou.

Ele informa ainda que a transmissão da doença voltou a ultrapassar a taxa de 1, estando em 1,01 depois de três dias em 0,99. Isso significa que 100 pessoas contaminadas podem contaminar outras 101 pessoas.

O governo pretende flexibilizar a volta do funcionamento do comércio e serviços não essenciais em 29 de março, isto só será possível, caso diminua o contágio e as demandas para leitos de UTI. “Para chegarmos a essa flexibilidade não poderá ter aumento da taxa de transmissão e dos casos de contaminação”, ponderou Okumoto.

CLIQUE AQUI E veja o decreto na íntegra

Descumprimento do lockdown

O governador, Ibaneis Rocha, decidiu convocar auditores para reforçar a fiscalização durante o lockdown. Segundo o DF Legal, a taxa de obediência as medidas restritivas variam de 94% a 96%. Os agentes aplicaram 137 multas, 13 delas por não uso de marcaras e 10 por desrespeito ao toque de recolher.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindsaúde cobra IGES  uma resposta sobre carga horária em acordo coletivo

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde DF) pressionou o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do...

Servidores da saúde com perda salarial: SindSaúde convoca assembleia geral

A crise salarial enfrentada pelos servidores da saúde no Distrito Federal atingiu níveis alarmantes, com mais de sete anos...

Vitória na Justiça: Aposentada conquista direito de não pagar pensão para netos 

O departamento jurídico do Sindsaúde tem se destacado pela sua eficiência, e um caso recente ganhou grande destaque. Uma...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img