sábado, 4 maio, 2024

Pecúnias de 2016 à vista

O SindSaúde luta por todos!

Na tarde do ontem (18), a Comissão de Aposentados da Saúde, juntamente com a colaboradora do SindSaúde, Silene Almeida, se reuniram com o chefe da Casa Civil, Sergio Sampaio, para darem início às discussões sobre o pagamento das pecúnias dos servidores que se aposentaram em 2016, apesar de a Lei 840 determinar a quitação em até 60 dias. A reunião foi agendada pelos deputados Julio Cesar (PRB) e Raimundo Ribeiro (PPS).

2Os parlamentares e a colaboradora do SindSaúde, argumentaram acerca da declaração do governador, anunciando o pagamento das pecúnias, a partir do 2° semestre, limitado os recursos até o valor de R$ 100 milhões. Conforme detalhado na reunião anterior (leia AQUI detalhes da última reunião), somente as pecúnias da saúde totalizam R$ 71 milhões. Somadas com as das outras áreas, ultrapassam os R$ 100 milhões.

Diante do impasse, o secretário afirmou que o governo vai começar a pagar a partir do mês de julho, num cronograma que ainda será apresentado, obedecendo a data de aposentadoria dos servidores. Devido ao fato de os recursos disponíveis não abarcarem a quitação das pecúnias da saúde, os deputados Julio e Ribeiro, debateram a possibilidade de acrescentar uma emenda no projeto de transferência de fundos, enviado pelo Executivo e, em tramitação na CLDF.

Ribeiro destacou sua condição de oposição responsável, firmando com o chefe da Casa Civil o compromisso de flexibilizar sua posição política de não votar projetos de cunho econômico enviados pelo Executivo.

“Essa decisão é balizada no desejo de atender os servidores que se encontram angustiados com a possibilidade de não receberem suas pecúnias”, afirmou o distrital.

1Sampaio se comprometeu a levar a ideia da emenda à equipe econômica e ao governo para deliberarem sobre sua viabilidade. Disse ainda que, eles mantém a decisão de não deixar que as licenças caiam em “exercício findo”. Sampaio informou ainda que, por causa da grande dificuldade econômica do tesouro local, o GDF tem orientado as secretarias a não impedirem os servidores de usufruírem de suas licenças-prêmio.

A reunião foi finalizada com a promessa de Sampaio em convocar a colaboradora do SindSaúde, Silene Almeida, para compor a equipe que vai elaborar o cronograma de pagamento das pecúnias.
O SindSaude mantém seu compromisso de continuar à frente dessa luta inglória, porém justa, em benefício dos colegas, independente da categoria, que se aposentaram após anos de intensa dedicação à SES e à sociedade!