28.1 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Servidores Públicos do Distrito Federal conquistam plano de saúde

"GDF Saúde" foi anunciado durante cerimônia no Palácio do Buriti em comemoração ao Dia do Servidor Público

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Em cerimonia no Palácio do Buriti na manhã desta quarta-feira (28), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou o plano de saúde dos servidores do GDF. O Sindsaúde estava representado na mesa, composta pela equipe governamental, pela presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília, Marli Rodrigues.

O governador apresentou os moldes de operacionalização do benefício, o cronograma de adesão e o edital de chamamento público para o cadastro dos prestadores de serviço. 

Com nome de GDF Saúde, o plano será gerido pelo Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Distrito Federal (Inas) e tem previsão de alcançar cerca de 500 mil vidas, contemplando aproximadamente 170 mil funcionários (efetivos, comissionados, ativos, inativos) e os 330 mil restantes, dependentes.

Foto: Agência Brasília

Para Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde, cuidar de quem cuida do povo é um investimento. “No dia do servidor público recebemos a notícia de criação do plano de saúde para os servidores públicos. Essa conquista veio como um presente para nós, pois estávamos esperando há muitos anos por este plano”, declarou durante a cerimônia.

“Os heróis precisam de reconhecimento do Estado e o governador Ibaneis teve muita coragem ao apresentar o GDF Saúde, pois muitas forças contrárias trabalham para que atos corajosos, como este, não aconteçam”, concluiu.

Inicialmente, o novo plano de saúde terá cobertura em todo o Distrito Federal e vai funcionar na modalidade de atendimento ambulatorial e hospitalar com obstetrícia. O cadastramento dos prestadores de serviços se inicia nesta semana.

As mensalidades serão descontadas na folha de pagamento. Para o titular, o desconto será de 4% da remuneração mensal bruta e, no caso de dependentes, mais 1% por familiar. Conforme o regramento, filhos e com até 21 anos e seus cônjuges podem aderir ao plano. O GDF, por sua vez, vai entrar com um aporte mínimo de 1,5% do total da folha de pagamentos. Em valores absolutos, a contribuição dos cofres públicos locais pode chegar a cerca de R$ 216 milhões por ano.

Regramento

Todas as regras seguem as determinações da Agência Nacional de Saúde (ANS) e prevê o sistema de coparticipação. Nos atendimentos ambulatoriais, por exemplo, o servidor vai contribuir com 30% do valor tabelado para os serviços. Para os procedimentos hospitalares, a contribuição será de 5%. “Vamos estabelecer preços fixos, que serão bem mais baratos que o praticado no mercado”, adiantou o presidente do Inas, Ney Ferraz Júnior.

Segundo calendário elaborado pelo governo, o processo de adesão ao plano de saúde será escalonado e voluntário. Os servidores da saúde serão os primeiros a manifestar o interesse na adesão a partir de 3 de novembro. Em seguida, será aberto o cadastramento para Educação (1º de dezembro) e as demais pastas (4 de janeiro). Após o cadastramento no site do Inas e a efetivação do plano, o que deve levar cerca de 30 dias, os servidores já poderão contar com os serviços, segundo o GDF.

Trabalho em parceria

Os estudos para a implementação do plano de saúde dos servidores foram iniciados em 2019 e culminaram na assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Inas, a Secretaria de Economia e o Banco de Brasília (BRB) em julho deste ano.

“O BRB, como agente de fomento, cumpre seu papel ao implantar uma política pública tão importante para os servidores, como é o caso do plano de saúde”, afirma o presidente da instituição financeira, Paulo Henrique Costa. “Os servidores são os principais clientes do BRB e, com ações como essa, estamos estimulando a geração de emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do DF”, completa.

Conforme acordado, o BRB disponibilizará o ambiente tecnológico para as adesões e o credenciamento da rede prestadora de serviços médico/hospitalares, além de oferecer a estrutura de atendimento e o compartilhamento de expertise adquirida no BRB Saúde.

Cronograma para adesão no plano de saúde por meio do site do Inas no endereço: www.inas.df.gov.br

1) 3/11/2020 – Secretaria da Saúde

2) 1º/12/2020 – Secretaria de Educação

3) 4/1/2021 – Demais órgãos e convênios

Com informações da Agência Brasília

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img