Estoque zerado: Saúde está sem seringa, anestésico, kit cirúrgico e até luvas

Estoque zerado: Saúde está sem seringa, anestésico, kit cirúrgico e até luvas

05/12/2018 - 18:04 // Por SindSaúde DF // Imagens: Eder Oliveira // Notícias

Insumos básicos para hospitais e unidades de saúde estão mais uma vez em falta na Farmácia Central

Hospitais e demais unidades de saúde do Distrito Federal correm risco de desabastecimento total de seringas, anestésicos, kits cirúrgicos e até luvas. A ameaça foi registrada pela Farmácia Central na última terça-feira (4), em documentos avisando sobre o estoque zerado.

Estão em falta luvas de procedimentos, seringa hipodérmica de vidro 10ml bico central sem agulha, o anestésico Lidocaína (cloridrato) geleia 2% bisnaga 30g, equipo intermediário 2 vias (duplicador de vias de acesso para administração de soluções parenterais) e kit cirúrgico descartável.

No caso das cirurgias, o risco é grande. O kit descartável conta com campos adequados para cobertura de mesas e paciente em sala cirúrgica.

Já o anestésico lidocaína é indicado para tratamento de dores em conexão com cistite e uretrite. O medicamento lubrifica a uretra feminina e masculina durante cistoscopia, cateterização, exploração por sonda e outros procedimentos endouretrais.

“Só um governo incompetente como este consegue deixar hospitais até sem luvas. É absurdo! Estamos falando de insumos básicos para o atendimento de um paciente”, comenta a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

Recentemente o SindSaúde denunciou também a falta de cateteres na rede pública. O equipamento é necessário para tratamento de recém-nascidos com indicação terapêutica de nutrição parenteral por tempo prolongado, para pacientes pós-cirúrgicos de todas as idades e portadores de síndromes.

Veja também:

Notícias SindSaúde coleciona vitórias em 2018 Mesmo com perseguição, sindicato garantiu aos servidores decisões coletivas importantes no Legislativo e Judiciário  Apesar da...
Notícias MP quer saber se SES tem condições reais de assumir serviço de remoção de corpos A partir de janeiro, em casos de mortes naturais, atendimento não será mais do IML....
Notícias Incompetência: SES devolve mais recurso federal e ainda fica com saldo devedor Ministério da Saúde enviou ofício com a cobrança por conta de pagamento sem atualização dos...
Notícias NÃO DEIXE SEUS DIREITOS CAÍREM EM EXERCÍCIO FINDO! Todo final de ano é aquela correria até os setores de pagamento da Secretaria de...