27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

TCDF considera ilegal a contratação do Instituto de Cardiologia e questiona preços

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Secretaria de Saúde terá 30 dias para explicar contrato feito sem licitação

O Tribunal de Contas do Distrito Federal considerou ilegal a contratação do Instituto de Cardiologia do DF por parte da Secretaria de Saúde e deu prazo de 30 dias para que os órgãos apresentem argumentações de defesa.

Segundo o TCDF, em inspeção, foi verificado que há falhas no processo de escolha do ICDF porque deveria ter sido feita uma licitação para escolher o prestador de serviço. A SES alegou ausência de competidores e inexigibilidade de licitação.
O tribunal apontou ainda ausência de justificativa no processo para os preços adotados no contrato. De acordo com a legislação, são necessários pelo menos três orçamentos para basear o projeto.

WhatsApp Image 2018-09-14 at 17.32.31.jpeg

O contrato inicial da SES com o Instituto, que agora já está sendo mantido no seu terceiro Termo Aditivo, teve valor de R$ 146 milhões. Ele foi assinado em abril de 2016 e tinha duração de 12 meses. O ICDF é responsável pela prestação de serviços ambulatoriais e emergenciais, de média e alta complexidade nas especialidades de Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Radiologia, Terapia Intensiva, além dos serviços intervencionistas endovasculares em radiologia, neuroradiologia, cardiovascular e de transplantes, captação e doação de órgãos e tecidos, visando atender as necessidades complementares de assistência da Secretaria de Saúde.

O SindSaúde já relatou que houve falta de pagamento, que na época estava em atraso, e que o convênio com ICDF seria suspenso. O Instituto atende 95% dos pacientes da Cardiologia da rede pública e todos estes usuários ficariam sem atendimento.

“Bem típico deste governo incompetente que em matéria de saúde nada fez com qualidade nestes quase 4 anos. Vamos acompanhar a apresentação destes argumentos e ver quais serão as mentiras apresentadas”, diz a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img